Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda Juno enfrenta falha após 47º sobrevoo por Júpiter

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Janeiro de 2023 às 14h33

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Enquanto orbitava Júpiter e coletava dados da lua Io, a sonda Juno passou por problemas técnicos na transmissão. Após preocupações com uma possível perda de dados científicos deste 47º sobrevoo da missão, os cientistas da equipe conseguiram contornar o problema.

No dia 14 de dezembro, a espaçonave da NASA completou mais uma passagem próxima a Júpiter, mas, enquanto enviava esses dados para os controladores da missão, a conexão foi perdida. Ainda não há certeza sobre a causa do problema, mas provavelmente trata-se de uma interferência da radiação intensa na magnetosfera do planeta gigante.

Com a interferência, o acesso direto à memória da sonda foi perdido, impedindo o download dos dados científicos coletados durante o sobrevoo. Então, os controladores da missão no Laboratório de Propulsão a Jato reiniciaram o computador de bordo colocaram a sonda em modo de segurança, desligando seus sistemas não essenciais.

Continua após a publicidade

Finalmente, em 22 de dezembro, o link com a nave foi recuperado e as etapas para recuperar os dados do sobrevoo foram bem sucedidas. Segundo a NASA, não houve perda dos dados e o download já está em andamento. A agência espacial informa ainda que o restante das informações coletadas será recebido na próxima semana.

Quando tudo estiver concluído, os pesquisadores verificarão a integridade dos dados. Se tudo correr bem, a Juno voltará a funcionar com todos os seus instrumentos científicos na semana seguinte, após a análise do pacote de informações, preparando-se para o próximo sobrevoo por Júpiter, que acontece em 22 de janeiro.

Fonte: NASA