Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cada ponto nessa animação é uma fonte de raios gama no universo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Março de 2023 às 11h10

Link copiado!

NASA’s Marshall Space Flight Center/Daniel Kocevski
NASA’s Marshall Space Flight Center/Daniel Kocevski
Tudo sobre NASA

A NASA divulgou uma animação das luzes de raios gama detectadas pelo instrumento Large Area Telescope (LAT), do telescópio espacial Fermi. As imagens representam um ano de observações, entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023.

Os círculos da animação revelam cada fonte de raios gama observada e suas oscilações de brilho. Essas fontes representam apenas um subconjunto dos mais de 1.500 registros de variações de brilho coletados pelo LAT ao longo de 15 anos de atividade.

Continua após a publicidade

Mais de 90% desses círculos roxos brilhantes são blazares — centros galácticos ativos, onde buracos negros supermassivos se alimentam de matéria e ejetam jatos quase à velocidade da luz apontados em direção à Terra. Eles são um dos emissores de neutrinos de alta energia detectados na Terra.

Na animação, cada quadro representa três dias de observações; assim, considerando que o LAT varre o céu a cada três horas, são 24 observações compiladas em apenas 1 quadro. No total, a animação contém quase 3 mil observações feitas ao longo de um ano.

A faixa avermelhada no centro do mapa é o plano central da Via Láctea, que também produz raios gama de modo consistente. Ali, onde as cores são mais claras, ocorre um brilho mais intenso. Já o círculo amarelo que percorre o mapa é a trajetória aparente do Sol durante o ano.

Os raios gama são o tipo de radiação eletromagnética mais energética de todo o espectro. Enquanto a luz visível varia entre 1 a 2 elétron-volts, as fontes detectadas pelo LAT emitem energias variando de 20 milhões a mais de 300 bilhões de elétron-volts.

Continua após a publicidade

Fonte: FERMI