Buraco negro "Barbie Assustadora" quebra recordes ao devorar estrela

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Maio de 2023 às 09h15

DESY Science Communication Lab

O brilho da refeição de um buraco negro supermassivo foi tão intenso e duradouro que os astrônomos ficaram realmente chocados, chamando o evento de “absurdo”. Localizado no centro de uma galáxia a 7,7 bilhões de anos-luz de distância da Terra, o objeto ganhou o apelido de Scary Barbie (Barbie Assustadora, em tradução livre) em referência ao nome oficial ZTF20abrbeie, atribuído aleatoriamente.

Quando buracos negros se alimentam de uma estrela, a matéria da “vítima” é puxada com tanta intensidade pela gravidade de seu algoz que ela acaba esticada como um chiclete — fenômeno conhecido como espaguetificação.

Durante o processo, esse material viaja em altíssima velocidade e libera altas quantidades de radiação em vários comprimentos de onda, como raios X, rádio, ultravioleta e luz visível, detectáveis por telescópios capazes de observar eventos transitórios como esses.

Normalmente, esse brilho dura apenas algumas semanas ou meses, mas o caso do Scary Barbie foi muito mais extremo: o evento transitório ali é muito mais brilhante do que qualquer outro já observado e já dura mais de dois anos, sem nenhuma indicação de que irá desaparecer.

O objeto foi encontrado “escondido” em um enorme conjunto de dados coletados por telescópios guiados por computador, já que o buraco negro está longe demais para ser visto por observação direta com a maioria dos telescópios.

Agora, os autores da descoberta esperam que novas observações do Scary Barbie sejam feitas, possivelmente usando os telescópios Hubble e James Webb, para obter imagens de alta resolução do evento.

O artigo da pesquisa foi aceito para publicação no The Astrophysical Journal Letters.

Fonte: arXiv.org; via: Space.com