Publicidade

"Buraco" 62 vezes maior que a Terra surge no Sol

Por  | 

Compartilhe:
NASA/SDO
NASA/SDO

Uma abertura colossal foi flagrada na atmosfera do Sol. Chamada de “buraco coronal”, ela se estende por quase 800 mil quilômetros na atmosfera solar, sendo mais de 62 vezes maior que o diâmetro da Terra. A região está disparando um fluxo de partículas eletricamente carregadas, que podem causar auroras boreais quando chegarem ao nosso planeta. 

Buracos coronais são regiões em que os campos magnéticos do Sol se abriram, permitindo que o vento solar escape pelo espaço. O vento é composto por um fluxo contínuo de prótons e elétrons expelidos da coroa, a atmosfera mais externa do Sol. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Estas áreas têm cor escura nas fotos do astro em ultravioleta, porque os gases quentes e brilhantes não estão mais contidos ali. Além disso, estas áreas são um pouco mais frias que seus arredores em nosso astro. 

No caso, o vento solar escapando pelo buraco coronal em questão se move a mais de 500 km por segundo. O fluxo de partículas deve alcançar nosso planeta por volta de sexta (31), causando uma tempestade geomagnética de nível G1, ou seja, de baixa intensidade.

Vale lembrar que, embora seja possível que auroras ocorram no fim da semana, o clima espacial é imprevisível. Por isso, resta aguardar.  

Leia também:

Vídeo: Como tirar foto da Lua?

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*