Publicidade

Bólido explode sobre o céu do Texas

Por| 28 de Julho de 2022 às 13h10

Link copiado!

Marzena Rogozinska
Marzena Rogozinska

Um bólido que cruzou o céu do Texas foi visto por mais de 200 pessoas no último domingo (24). Além do meteoro que iluminou a noite, algumas testemunhas relataram um estrondo, o que pode indicar que o objeto explodiu na atmosfera e pedaços (meteoritos) podem ter atingido o solo.

No Texas o objeto foi visto às 22h52 (hora local, 0h52 do dia 25 no horário de Brasília), e também há relatos nos estados vizinhos de Louisianna e Oklahoma. Segundo o site EarthSky, "a trajetória inicial gerada por computador nos mostra que esta bola de fogo entrou na atmosfera sobre Cistern, no Texas, e seu voo terminou poucas milhas a oeste de Austin".

"Várias testemunhas ao longo da trajetória relatam ter ouvido um estampido sônico, o que indica que meteoritos desta bola de fogo podem ter sobrevivido à passagem pela atmosfera, e agora estão no solo".

Continua após a publicidade

A estimativa é que o objeto que entrou na atmosfera tivesse o tamanho de um pequeno carro, mas quaisquer meteoritos que sejam eventualmente encontrados não passarão de pequenos fragmentos do corpo original.

A entrada de bólidos na atmosfera terrestre não é algo incomum: a American Meteor Society recebe cerca de 100 relatos por dia. E embora seja necessária sorte para observar um a olho nu, a proliferação de câmeras de vigilância torna o registro desse tipo de evento cada vez mais comum.

Fonte: EarthSky