Publicidade

Blue Origin de Jeff Bezos simula gravidade lunar com foguete New Shepard

Por  | 

Compartilhe:
Blue Origin
Blue Origin

A Blue Origin lançou uma missão diferente do comum nesta terça (4). Após um adiamento, a empresa aeroespacial de Jeff Bezos enviou seu foguete New Shepard na missão NS-29, recriando a gravidade lunar por alguns minutos. 

O lançamento aconteceu às 13h no horário de Brasília. Com nome inspirado em Alan Shepard, o primeiro norte-americano que foi ao espaço, o New Shepard é um foguete formado por um propulsor e uma cápsula que se separaram cerca de 2,5 minutos após deixarem o solo; o booster voltou para pousar em solo, enquanto a cápsula seguiu viagem ao espaço. 

O mais interessante é que, durante o voo, a cápsula completou 11 rotações por minuto com a ajuda dos seus propulsores de controle de reação. Desta forma, ela simulou a gravidade lunar em seu interior

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Este procedimento não foi realizado por acaso. É que a cápsula levou em seu interior 30 cargas úteis de pesquisa — segundo a Blue Origin, 29 delas “testaram tecnologias relacionadas à Lua”. De acordo com a empresa, as tecnologias eram relacionadas à mitigação de poeira, uso de recursos locais, entre outros.

Estamos felizes por ativar nossa tecnologia de gravidade lunar”, escreveu Dave Limp, CEO da Blue Origin, em uma publicação no X/Twitter. “Esta é uma forma completamente nova de levar a tecnologia lunar à NASA e a outras fornecedoras de tecnologias lunares, acelerando suas pesquisas e prontidão tecnológica a um custo muito menor”, acrescentou. 

Mais da metade das cargas úteis levadas nesta missão foram apoiadas pelo programa Flight Opportunities, da NASA. Os dados são de grande importância para a agência espacial norte-americana, que atualmente se dedica a estabelecer a presença humana permanente em nosso satélite natural.  

Leia também:

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com