Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronautas da NASA fazem caminhada espacial de 6 horas na ISS; veja vídeo!

Por| 01 de Julho de 2020 às 21h00

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Os astronautas da NASA Chris Cassidy e Bob Behnken fizeram com sucesso uma caminhada espacial na Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quarta-feira (1º). Essa foi a segunda vez que a dupla realizou uma tarefa dessa natureza, com a missão de substituir baterias que ficam do lado de fora da estação.

Com isso, o projeto de atualizar o sistema de energia da ISS, que tem sido realizado ao longo de vários anos, está se aproximando de uma conclusão bem sucedida. O spacewalk começou às 8h13 (horário de Brasília), quando Cassidy e Behnken alternaram seus trajes espaciais para o modo de alimentação através de energia interna.

Trabalhando com a ajuda do braço robótico Canadarm2, acoplado à ISS, os astronautas instalaram uma bateria de íon-lítio e uma placa adaptadora, e também removeram a sexta e última bateria antiga de níquel-hidrogênio, que será descartada. As novas baterias medem cerca da metade do tamanho de uma geladeira comum e pesam 194 kg.

Continua após a publicidade

Cada bateria de íon-lítio pode substituir duas baterias de níquel-hidrogênio. Por isso, desde janeiro de 2017, astronautas têm substituído cada um dos oito canais de energia da estação com três novas baterias no lugar das seis originais. O trabalho de Cassidy e Behnken concluiu a atualização do canal IB, e agora só falta realizar a substituição do canal 3B, o que será realizado em uma próxima caminhada espacial.

Em seguida, a dupla de astronautas realizou tarefas secundárias, como afrouxar os parafusos que seguram o conjunto de baterias de níquel-hidrogênio do canal 3D, deixando as coisas relativamente preparadas para a próxima e última tarefa de substituição, que acontecerá no final deste mês.

A dupla então se separou: Cassidy se encarregou dos novos cabos de energia e de interconexão para redes locais (ethernet) na estrutura S3, preparando tudo para a instalação de um novo sistema de comunicação sem fio externo, enquanto Behnken foi para outra direção e removeu um dispositivo que não é mais necessário, chamado "H-Fixture", da base de um dos mastros do painel solar. A remoção, no entanto, não pôde ser concluída e terá que ficar para um próximo spacewalk.

Continua após a publicidade

Com isso, Behnken voltou para ajudar Cassidy em sua tarefa, e a caminhada espacial chegou ao fim às 14h14, após 6 horas. Essa foi a oitava caminhada realizada pelo dois astronautas ao longo de suas carreiras. Cassidy agora acumula um total de 43 horas e 22 minutos de spacewalk, enquanto Behnken passou um total de 49 horas e 41 minutos no vácuo orbital.

Fonte: NASA, Space.com