Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronautas chineses fazem segunda caminhada espacial na estação Tiangong-3

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Dezembro de 2021 às 11h50

Link copiado!

Reprodução/Xinhua
Reprodução/Xinhua

O quarto spacewalk na estação espacial chinesa, a Tiangong-3, foi realizado neste domingo (27). A atividade extra-veicular (EVA, na sigla em inglês), executada pelos taikonatuas da missão Shenzhou-13, durou aproximadamente seis horas, finalizada por volta das 13h55 (horário de Brasília).

Os taikonatas Ye Guangfu e Zhai Zhigang abriram a escotilha do módulo Tianhe por volta das 7h44 (horário de Brasília) de ontem. Guangfu aparece nas imagens com seu traje espacial com marcações amarelas, enquanto Zhigang aparece com marcas vermelhas.

Continua após a publicidade

O terceiro membro da Shenzhou-13, Wang Yaping, auxiliou a atividade externa do lado de dentro da estação, controlando o braço robótico do módulo. Lá fora, a dupla ajeitou a câmera panorâmica da unidade, realizou testes em equipamentos, bem como preparativos para as futuras missões.

Este foi o primeiro spacewalk de Guangfu, que auxiliou Zhigang e Yaping durante a primeira missão EVA realizada no começo de novembro. Em 2008, Zhai Zhigang se tornou o primeiro chinês a realizar uma caminhada espacial como parte da missão Shenzhou-7.

Atividades na estação chinesa

Os três membros da Shenzhou-13, lançada em 15 de outubro deste ano, permanecerão a bordo da estação até março de 2022, marcando o fim da segunda missão chinesa realizada no módulo Tianhe. A primeira missão foi conduzida entre junho e setembro.

Continua após a publicidade

A agência espacial chinesa e a imprensa do país têm compartilhado informações com maior frequência sobre a Shenzhou-13, revelando uma maior confiança no trabalho realizado. As autoridades da China haviam limitado imagens da missão anterior e as duas primeiras semanas da atual.

No começo deste mês, a tripulação Shenzhou-13 realizou a primeira aula científica transmitida ao vivo diretamente da estação espacial, onde realizou uma série de experiências para demonstrar os efeitos da microgravidade. A China realizará mais eventos deste tipo como parte de seu projeto Classe Tiangong.

Abaixo, você confere o vídeo da transmissão da caminhada espacial:

Continua após a publicidade

Fonte: Via SpaceNews