Astronauta ouviu barulho estranho vindo da cápsula Starliner
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |

Butch Wilmore, astronauta da NASA, percebeu alguns sons misteriosos saind do alto-falante da espaçonave Starliner, da Boeing. Wilmore relatou os sons ao Controle da Missão no Centro Espacial Johnson, em Houston (EUA), no sábado (31).
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Astronautas da Starliner têm preparo físico e mental para estadia na ISS
“Tenho uma pergunta sobre a Starliner”, disse Wilmore. “Há um ruído estranho vindo do alto-falante... Não sei o que está fazendo isso”. Segundo ele, não dava para saber ao certo se o ruído veio de algum problema na conexão entre a estação e a espaçonave.
Depois, Wilmore perguntou aos controladores de voo se também conseguiam ouvir o som na espaçonave. Alguns minutos depois, os membros do Controle de Missão informaram que conseguiram uma forma de se conectar para ouvir o áudio na Starliner.
O astronauta pareceu estar na nave naquele momento. Então, ele colocou o microfone perto do alto-falante, capturando um som perceptível. “É como um ruído pulsante, quase como um ping de sonar”, descreveu o Controle.
“Vou fazer mais uma vez e vou deixar vocês quebrando a cabeça para ver se conseguem descobrir o que está acontecendo”, acrescentou Wilmore. O áudio se repetiu. “Tudo bem, agora é com vocês. Liguem para nós se descobrirem o que está acontecendo.”
Chris Hadfield, ex-astronauta canadense, comentou o ocorrido em uma publicação no X, o antigo Twitter. "Existem alguns sons que eu prefereria não ouvir dentro da minha espaçonave, incluindo este que a Starliner, da Boeing, está fazendo agora", escreveu.
Durante a viagem à Estação Espacial Internacional (ISS), a Starliner manteve a comunicação com o laboratório orbital com a ajuda de um sistema de radiofrequência. Após a acoplagem, outro dispositivo passa a ser responsável pela transmissão de áudio.
Em uma publicação no X nesta segunda (2), a agência espacial explicou o que causou o ruído — que, aliás, já parou. "O retorno do alto-falante foi o resultado de uma configuração de áduio entre a estação e a Starliner. O sistema de áudio da estação é complexo, permitindo que várias espaçonaves e módulos fiquem interconectados, e é comum que ruídos e retornos aconteçam", descreveram.
Segundo a NASA, a orientação é que a tripulação avise o Controle de Missão sempre que ouvirem algum som vindo do sistema. "O retorno que Wilmore relatou não tem impactos técnicos para a tripulação, para a Starliner ou até para operações da estação, incluindo a desacoplagem da Starliner sem tripulação, que não vai acontecer antes de sexta (6)", finalizaram.
Apesar de inofensivo, o ruído se junta a incidentes na Starliner como vazamentos de hélio e falhas nos propulsores. Estes ocorridos levaram a NASA a anunciar que Wilmore e Suni Williams, que chegaram à ISS com a espaçonave da Boeing, vão voltar à Terra com a Crew Dragon, da SpaceX, em 2025. A Starliner, por sua vez, deve deixar a ISS de forma autônoma.
Fonte: ArsTechnica