Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Asteroide Ryugu dá pistas sobre origem dos oceanos da Terra

Por| Editado por Rafael Rigues | 16 de Agosto de 2022 às 15h15

Link copiado!

JAXA
JAXA

De onde veio a água dos oceanos da Terra? De acordo com novos resultados da missão Hayabusa-2, é possível que ela tenha pego “carona” em asteroides vindos das bordas externas do Sistema Solar. Um novo artigo revela a presença de voláteis — como água e orgânicos — no asteroide Ryugu.

A missão Hayabusa-2 viajou até o asteroide e trouxe 5,4 gramas de amostras de rocha coletadas em 2020. Os estudos sobre o material mostraram que alguns materiais orgânicos, como aminoácidos (os blocos construtores dos organismos vivos) podem ter sido formados no espaço.

Em um novo artigo, os cientistas afirmam que as amostras de Ryugu podem dar pistas sobre a origem dos oceanos formados há bilhões de anos. "Asteroides do tipo C, voláteis e ricos em matéria orgânica, podem ter sido uma das principais fontes de água da Terra", disseram.

Continua após a publicidade

Materiais orgânicos encontrados nas partículas do Ryugu sugerem que asteroides como este seriam uma fonte importante de voláteis. Os cientistas cogitam que esse material tem uma origem fora do Sistema Solar, mas que "é improvável que essa seja a única fonte de voláteis entregues à Terra primitiva".

O asteroide que deu origem ao Ryugu foi provavelmente formado em alguma região periférica do Sistema Solar, onde as temperaturas são baixas o suficiente para compostos voláteis congelarem. “As partículas Ryugu estão, sem dúvida, entre os materiais mais não contaminados do Sistema Solar disponíveis para estudo de laboratório”, disseram os pesquisadores.

Eles também escreveram que “as investigações em andamento dessas preciosas amostras certamente expandirão nossa compreensão dos primeiros processos do Sistema Solar”. O estudo foi publicado na revista Nature Astronomy.

Continua após a publicidade

Fonte: Nature; via: Phys.org