Asteroide potencialmente perigoso se aproxima da Terra nesta quinta-feira (3)

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Março de 2022 às 10h25

Virtual Telescope Project

O asteroide 2001 CB21 vai passar a mais de 4 milhões de quilômetros do nosso planeta nesta quinta-feira (3). Apesar de este asteroide ser considerado potencialmente perigoso, pode ficar tranquilo, já que a distância da aproximação não oferecerá riscos para nós. E você poderá acompanhar a breve visita do objeto através de uma transmissão online, programada para começar à meia-noite (horário de Brasília).

A rocha espacial em questão mede entre 560 m e 1,2 km de diâmetro e, durante essa aproximação máxima, estará a 4,9 milhões de quilômetros da Terra. Essa distância é equivalente a quase 13 vezes a distância média entre a Terra e a Lua, que é de aproximadamente 384.400 quilômetros.

Abaixo, você confere uma foto do asteroide em meio aos rastros de estrelas:

O registro foi produzido remotamente com o telescópio robótico Elena, do projeto Virtual Telescope. No momento em que a imagem foi feita, o asteroide (138971) 2001 CB21 estava cerca de 5,4 milhões de quilômetros da Terra, quando já estava se aproximando lentamente do nosso planeta.

A distância da passagem é segura para nós, mas, mesmo assim, o asteroide é considerado potencialmente perigoso (“PHA”, na sigla em inglês). Este nome é dado aos asteroides que têm determinado brilho (que permite estimar o tamanho aproximado do objeto) e que passam pela Terra à distância de 7,48 milhões de quilômetros.

Após serem descobertos, os PHAs são monitorados continuamente, já que suas órbitas podem ser perturbadas através de interações gravitacionais com planetas e outros corpos, resultando em aumentos no risco de colisão. Até o momento, mais de 27 mil asteroides próximos da Terra já foram descobertos, com novos deles identificados constantemente.

Assista ao vivo à passagem do asteroide

O Virtual Telescope fará uma transmissão ao vivo da aproximação do asteroide (138971) 2001 CB21. Geralmente, o projeto utiliza um telescópio próximo de Roma, operado por Gianluca Masi, fundador do projeto.

A transmissão começa à meia-noite de sexta-feira (4), e você pode acompanhá-la no site do projeto, clicando aqui, ou pelo vídeo abaixo.

Fonte: Virtual Telescope; Via: Swinburne University