Asteroide passa perto da Terra nesta quinta (18) mas você vai estar dormindo
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

Um asteroide vai passar perto da Terra na madrugada desta quinta-feira (18), mas fará uma aproximação segura do nosso planeta. É provável, no entanto, que você esteja dormindo quando a rocha espacial fizer essa viagem.
- O que é um asteroide?
- Céu de setembro terá eclipse lunar total, Lua do Milho e conjunções celestes
- Cientistas dizem que é mais fácil ‘morrer de asteroide’ do que de certas doenças
Dados da NASA indicam que a aproximação máxima do asteroide 2025 FA22 acontecerá às 4h42 (horário de Brasília). Nesse momento, o corpo celeste estará a aproximadamente 842 mil quilômetros da Terra.
Essa distância equivale a pouco mais de duas vezes a distância entre a Terra e a Lua, o que significa que a passagem do asteroide não representará risco nem para o nosso planeta nem para o satélite natural.
Quem estiver acordado ou quiser conferir depois como foi a aproximação do FA22, poderá acompanhar uma transmissão ao vivo no canal do YouTube do Virtual Telescope Project, a partir da 0h desta quinta-feira.
A live vai mostrar imagens em tempo real da rocha espacial, geradas por telescópios robóticos do próprio projeto, localizados na Itália.
Asteroide potencialmente perigoso
O 2025 FA22 foi descoberto em março de 2025 pelo observatório de varredura de campo amplo Pan-STARRS. Características como seu tamanho — estimado entre 130 e 290 metros de largura —, sua trajetória orbital e seu brilho levaram à classificação como um asteroide potencialmente perigoso (PHA, na sigla em inglês).
Isso significa que, em algum momento futuro, esse tipo de corpo celeste poderia fazer uma aproximação ameaçadora da Terra. Contudo, a NASA estima que asteroides do tamanho do 2025 FA22 atinjam nosso planeta apenas uma vez a cada 20 mil anos.
“Embora, repetimos, esta seja uma abordagem segura, ela ainda é notável: um encontro próximo semelhante, envolvendo um objeto desse porte chegando tão perto, acontece em média uma vez a cada dez anos, de acordo com o Centro de Estudos NEO do JPL”, ressaltou Gianluca Masi, fundador do Virtual Telescope Project, em uma postagem (virtualtelescope.eu).
Leia mais:
- Como cientistas calculam qual é a probabilidade de um asteroide atingir a Terra?
- Missão da NASA para desviar um asteroide liberou detritos gigantes e rebeldes
- Chances de asteroide se chocar com a Terra em 2032 caem, diz NASA
VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA