Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Asteroide 2023 BU se aproxima da Terra e fica mais perto que alguns satélites

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Janeiro de 2023 às 08h55

Link copiado!

urikyo33/Pixabay
urikyo33/Pixabay

Um asteroide vai passar perto da Terra na noite desta quinta-feira (26) e ficará a apenas 3.600 km de distância da superfície do nosso planeta. Isso é mais próximo do que alguns satélites geoestacionários em órbita! A aproximação deve acontecer às 21h27 (horário de Brasília), mas saiba desde já que a "visita" da rocha espacial não oferece perigo algum para nós.

Descoberto no último sábado (21) pelo astrônomo Gennadiy Borisov, o asteroide 2023 BU tem entre 3,5 e 8,5 metros de extensão e sua órbita ao redor do Sol eventualmente cruza com a da Terra. Por enquanto, o objeto leva 359 dias para dar uma volta ao redor da nossa estrela, mas a influência da gravidade terrestre nesta aproximação de hoje vai causar uma mudança em seu período orbital, que então vai passar a ser de 425 dias.

Continua após a publicidade

Esta rocha espacial não foi incluída na lista de asteroides potencialmente perigosos visto que, de sábado para cá, sua órbita e dimensões foram bastante analisadas, a ponto de os cientistas afirmarem que o asteroide não representa riscos para a Terra nessas aproximações.

E, mesmo que existisse alguma chance de colisão, ainda assim não haveria motivo para pânico: por ser muito pequeno, o asteroide provavelmente seria incinerado por completo durante a entrada pela atmosfera terrestre.

Assista à passagem do asteroide 2023 BU ao vivo

Continua após a publicidade

A maioria dos asteroides que passam perto da Terra são escuros demais para serem vistos a olho nu, exigindo o uso de telescópios nessa observação. E o 2023 BU não foge à regra.

Mas o pessoal do The Virtual Telescope Project vai apontar suas lentes na direção certa e transmitir a passagem do asteroide ao vivo a partir das 16h15 desta quinta. É só dar o "play" no vídeo abaixo:

Fonte: NASA