Artemis | NASA contrata Firefly para levar rovers e cargas científicas à Lua
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

A NASA informou nesta terça-feira (29) que firmou um contrato de US$ 176,7 milhões com a Firefly Aerospace para a exploração da Lua no âmbito do programa Artemis. A parceria — parte da iniciativa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) — estabelece que a empresa aeroespacial levará dois veículos de exploração e três instrumentos científicos à superfície lunar.
- Lançamento de foguete da Firefly dá errado e carga com satélite cai no mar
- Já parou para pensar em quantos satélites já caíram na Terra?
- Veja o lado oculto da Lua pelos "olhos" do lander privado Blue Ghost
A missão utilizará o veículo orbital Elytra, da Firefly, que lançará o módulo lunar Blue Ghost — também desenvolvido pela empresa. O módulo pousará no polo sul da Lua, liberando os rovers e permitindo a operação das cargas úteis.
A previsão é de que os equipamentos sejam utilizados em 2029, com o objetivo de analisar características químicas da região sul lunar, como a presença de hidrogênio, água e outros minerais.
Outro foco da expedição ao satélite natural é estudar a radiação e o ambiente térmico local, visando a futuras missões tripuladas.
“Essas investigações produzirão conhecimento crítico necessário para a sustentabilidade a longo prazo e contribuirão para uma compreensão mais profunda da superfície lunar, permitindo-nos atingir nossos objetivos científicos e de exploração para a região do polo sul da Lua, em benefício de todos”, destacou, em comunicado, Joel Kearns, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA.
Equipamentos levados à Lua
O Elytra e o Blue Ghost levarão à Lua dois rovers — o MoonRanger e outro veículo desenvolvido pela Agência Espacial Canadense (CSA) —, além de um Espectrômetro de Massa de Ionização por Ablação a Laser (LIMS), um Conjunto Retrorrefletor a Laser (LRA) e as Câmeras Estéreo para Estudos de Superfície da Pluma Lunar (SCALPSS).
Esta será a terceira vez que a Firefly utilizará veículos do modelo Elytra em missões com destino à Lua. A primeira está prevista para 2026, com pouso no lado oculto do satélite natural. A segunda ocorrerá em 2028, com destino às Cúpulas de Gruithuisen.
“As naves espaciais Elytra Dark, da Firefly, são ótimas companheiras para o Blue Ghost — são veículos altamente manobráveis, construídos com os mesmos componentes comprovados em voo e com o sistema de propulsão que permitiu o pouso bem-sucedido do Blue Ghost na Lua”, afirmou Chris Clark, vice-presidente de naves espaciais da empresa.
Leia mais:
- O que sabemos sobre o lado oculto da Lua?
- Por que é errado chamar de "lado escuro" o lado afastado da Lua?
VÍDEO | STARLINK: COMO FUNCIONA?