Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Artemis I: NASA não fará nova tentativa de lançamento antes do final de setembro

Por| 05 de Setembro de 2022 às 10h24

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA não fará uma nova tentativa de lançamento da Artemis I, primeira missão em seu ambicioso programa de retorno à Lua, antes do final de setembro. A decisão foi comunicada pela agência no último sábado (3), após uma reunião de gerentes da missão logo após a segunda tentativa de lançamento ser cancelada.

O motivo do cancelamento foi um vazamento em um engate rápido em uma linha de hidrogênio usada para abastecer o foguete. O vazamento foi detectado por volta das 8h15 da manhã de sábado, e por quase quatro horas engenheiros tentaram três diferentes abordagens para contê-lo, sem sucesso.

É possível que o vazamento tenha sido causado por erro humano: durante o processo de resfriamento das linhas de combustível e do sistema de propulsão, antes abastecer o estágio central com hidrogênio líquido, um operador enviou por engano um comando que elevou momentaneamente a pressão na linha onde o vazamento ocorreu. O erro foi corrigido “em três ou quatro segundos”, segundo a NASA, mas pode ter sido o suficiente para danificar o engate.

Continua após a publicidade

Durante os próximos dias, equipes irão acessar a área do vazamento, com o foguete ainda na plataforma 39B, e conduzir um levantamento para determinar se o trabalho para substituir um lacre no mecanismo pode ser realizado na plataforma, onde o reparo pode ser testado sob condições criogênicas de um lançamento, ou se será necessário levar o foguete de volta ao VAB (Vehicle Assembly Building), edifício onde ele foi preparado para a missão.

Uma preocupação é o sistema de terminação de voo (FTS, Flight Termination System), usado para destruir o foguete caso ocorram problemas durante o lançamento. Ele é alimentado por baterias, com uma “vida útil” na plataforma estimada em 25 dias. Caso esse prazo seja excedido, será necessário “resetar” as baterias, o que exigirá o retorno do foguete ao VAB.

A próxima janela de lançamento para a Artemis I será em 19 de setembro e 4 de outubro, quando há 14 oportunidades no total. Mas a agência tem agendado para o dia 3 de outubro o lançamento da Crew-5, levando uma nova tripulação de astronautas para a Estação Espacial Internacional.

Continua após a publicidade

Caso a missão tripulada tenha precedência, a próxima oportunidade de lançamento da Artemis I será entre 17 e 31 de outubro.