Publicidade

Artemis I: NASA suspende novamente o lançamento da missão à Lua

Por| 03 de Setembro de 2022 às 12h27

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA suspendeu novamente, na manhã deste sábado (3) o lançamento da missão Artemis I, o primeiro passo em seu ambicioso programa de retorno à Lua.

Desta vez o motivo foi um vazamento de hidrogênio em uma linha de engate rápido que abastece um dos tanques de combustível. A falha foi detectada durante o abastecimento do estágio central do foguete SLS, por volta das 8h30 da manhã, e apesar de múltiplas tentativas não pôde ser resolvida.

O mesmo vazamento já havia se manifestado na tentativa anterior na segunda-feira (29), mas foi corrigido. O motivo do cancelamento naquela data foi outro: um dos 4 motores do estágio central do foguete não atingiu a temperatura necessária para o lançamento, de cerca de -215 ºC. O motor precisa ser resfriado para evitar choque térmico quando o combustível, em temperatura criogênica (-253 ºC), começar a circular por ele.

Continua após a publicidade

A próxima janela de lançamento é nesta segunda-feira, 5 de setembro (horário de Brasília), com uma janela de 1 hora e meia começando às 19h12.

Sem tripulação, a missão Artemis I terá duração de aproximadamente 40 dias e servirá como teste do foguete SLS (Space Launch System) e da espaçonave Orion. Entre outros objetivos estão a demonstração de que o escudo térmico da Orion conseguirá proteger a espaçonave (e seus tripulantes) do intenso calor da reentrada na atmosfera, e dos procedimentos de recuperação da espaçonave e seus tripulantes após o pouso.