Anãs brancas "poluídas" podem mostrar quando planetas foram formados

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Novembro de 2022 às 16h14

Miriam Nielsen

Uma equipe de pesquisadores liderada por Amy Bonsor, astrônoma da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, encontrou evidências que mostram que as estrelas e planetas são formados juntos durante o início da “vida” dos sistemas estelares, ou seja, eles evoluem juntos. Apesar de os astrônomos entenderem os processos de formação planetária, não estava claro se estes processos ocorrem quando a estrela ainda está em desenvolvimento.

Eles encontraram as pistas da formação dos planetas em anãs brancas, o núcleo que resta quando estrelas parecidas com o Sol esgotam suas reservas de combustível para fusão nuclear. Elas são densas e escuras, e representam a última etapa observável da evolução das estrelas de massa baixa e média.

Normalmente, as anãs brancas são formadas por hidrogênio e hélio, mas podem ser “poluídas” por outros compostos quando asteroides ou corpos rochosos se chocam contra elas. Assim, ao analisar a composição da anã branca “suja” pelo objeto, os astrônomos podem descobrir a composição do asteroide que colidiu.

Durante o estudo, a equipe estudou cerca de 200 anãs brancas; grande parte delas era rica em ferro, o que sugere que foram atingidas por asteroides ricos no elemento. Para terem núcleos de ferro, os asteroides precisaram de grande calor, e a fonte provável das altas temperaturas era o decaimento do alumínio-26, isótopo radioativo do alumínio.

O alumínio-26 só existe por menos de um milhão de anos antes de decair; portanto, para os asteroides terem a quantidade de ferro observada nas anãs brancas, eles precisam ter sido formados em uma etapa bastante inicial de seus sistemas estelares — mais especificamente, no mesmo período em que a estrela estava se formando.

Embora os cientistas considerem que os planetas se formam somente quando a estrela chega ao tamanho final, o estudo sugere que a formação planetária no início da evolução da estrela é provável. “Nosso estudo complementa um consenso crescente na área, de que a formação planetária ocorre no início, com os primeiros corpos se formando junto da estrela”, finalizou Bonsor.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Nature Astronomy.

Fonte: Nature Astronomy; Via: University of Cambridge