Alô, Plutão! Cientistas sugerem novo conceito do que é planeta

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Julho de 2024 às 11h17

NASA/JPL-Caltech/Lizbeth B. De La Torre

Cientistas querem uma nova definição do que deve ser considerado (ou não) um planeta. Pesquisadores liderados por Jean-Luc Margot, astrônomo e professor na Universidade da Califórnia, sugerem que o novo conceito deveria incluir também os objetos fora do Sistema Solar — na definição atual, um corpo só pode ser considerado um planeta se orbitar o Sol em nosso sistema.

Tal definição foi determinada em 2006 pela União Astronômica Internacional, a organização que aponta oficialmente os nomes de objetos espaciais. Além disso, a IAU também considera que, para ser um planeta, o objeto deve ser massivo o suficiente para ter formato esférico e precisa ter “expulsado” outros corpos em sua trajetória ao redor do Sol.

"A definição atual menciona especificamente a órbita do nosso Sol. Agora sabemos da existência de milhares de planetas, mas a definição da IAU se aplica só aos que estão em nosso Sistema Solar", disse Margot. "Propomos uma nova definição que pode ser aplicada a corpos celestes que orbitam qualquer estrela, restos estelares ou uma anã marrom."

Para Jean-Luc e seus colegas, o critério que exige que o objeto orbite o Sol é específico demais, enquanto outras determinações da IAU são vagas. Por isso, eles trabalharam em uma definição baseada em critérios quantitativos, que podem ser aplicados no Sistema Solar e fora dele.

Assim, a equipe sugere que planetas são objetos que:

• Orbitam uma ou mais estrelas, anãs marrons, restos de estrelas e
  • Têm massa acima de 10²³ kg e
  • Têm menos de 13 vezes a massa de Júpiter

"Ter definições presas à quantidade mais facilmente mensurável, que é a massa, elimina discussões sobre se um objeto específico atende ou não ao critério", disse Brett Gladman, coautor. “Esse é um ponto fraco da definição atual”, observou ele.

Os resultados vão ser apresentados em um evento da IAU em agosto. Até lá, vale lembrar que ainda deve demorar para haver alguma mudança oficial nos critérios que definem um planeta — e, enquanto isso não acontece, Margot e seus colegas esperam dar um novo fôlego ao debate.

O artigo com os resultados do estudo pode ser acessado no repositório arXiv.

Fonte: arXivUCLA