Agora (não) vai | Missão privada é adiada indefinidamente por vazamento na ISS
Por Danielle Cassita |

Vai demorar mais um pouco para os astronautas da missão Ax-4 irem à Estação Espacial Internacional (ISS). É que os cosmonautas no laboratório orbital detectaram recentemente um vazamento no Zvezda, módulo de serviços no segmento russo da estação. Com o ocorrido, o lançamento da Ax-4 foi adiado indefinidamente.
- Com ventos fortes, lançamento da missão Ax-4 à ISS é adiado para quarta (11)
- Missão privada da Axiom Space levará 1º indiano à Estação Espacial Internacional
Em comunicado da NASA feito nesta quinta-feira (12), os oficiais relataram que os cosmonautas reportaram uma “nova assinatura de pressão” no módulo. Sua descoberta não surpreende, já que o componente já havia apresentado um vazamento em 2019.
"Agradecemos todo o incrível trabalho de nossos clientes, da NASA e da SpaceX nesta missão. Essa é a coisa certa a se fazer para a Axiom Space, para a NASA e para nossos clientes. Vamos continuar trabalhando com todos os nossos parceiros para finalizar uma nova data de lançamento e esperamos poder realizar a missão Ax-4 em breve", declarou Kam Ghaffarian, presidente executivo da Axiom Space, em publicação no X/Twitter.
Segundo a agência espacial norte-americana, os cosmonautas selaram partes do componente e mediram a taxa atual de vazamento. “Depois disso, o segmento está agora mantendo a pressão”, acrescentaram.
Mesmo assim, a Ax-4 continua adiada por precaução. Desta forma, a NASA e a agência espacial russa Roscosmos podem analisar a situação e verificar se é necessário realizar mais algum procedimento.
Originalmente, a Ax-4 seria lançada com um foguete Falcon 9, da SpaceX, na manhã de terça-feira (10), mas foi adiada para o dia seguinte devido a ventos fortes. Depois, um vazamento no primeiro estágio do Falcon 9 foi identificado, levando a mais um adiamento.
Sua tripulação conta com Peggy Whitson, ex-astronauta da NASA que vai atuar como comandante. Ela vai estar acompanhada do indiano Shubhanshu Shukla, do polonês Sławosz Uznański-Wiśniewski e do húngaro Tibor Kapu, que vão servir como piloto e especialistas de missão, respectivamente.
Leia também:
Exploração espacial: 5 missões que você não pode perder em 2025
Por que tantos lançamentos de foguetes são adiados em cima da hora?
Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular
Fonte: Axiom Space