Publicidade

5 galáxias perfeitamente alinhadas desafiam compreensão do universo

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
DESI Legacy Imaging Survey/KPNO/NOIRLab/Zamani, Martin
DESI Legacy Imaging Survey/KPNO/NOIRLab/Zamani, Martin

Astrônomos descobriram cinco galáxias anãs enfileiradas em uma linha quase reta, com três delas girando na mesma direção, desafiando uma das hipóteses mais importantes para o modelo cosmológico padrão. A descoberta pode mudar os rumos das teorias sobre a evolução do universo.

Embora não se saiba do que a matéria escura é feita, os cientistas consideram que ela desempenha um papel crucial em manter a coesão das galáxias e de outras grandes estruturas cósmicas, atuando como uma das grandes forças gravitacionais do universo.

A teoria da matéria escura fria (CDM) prevê que as galáxias se formaram no universo jovem em agrupamentos desordenados. Contudo, há outras propostas, como a matéria escura quente (WDM).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Partículas hipotéticas candidatas a componentes da WDM não se aglomeram tão bem quanto as de CDM. Como resultado, se o universo for povoado pela matéria escura quente em vez da fria, a formação de galáxias sincronizadas em posição e movimento seria possível.

Com a descoberta das cinco galáxias alinhadas, os astrônomos cogitam que o modelo da matéria escura fria pode ser equivocado. O grupo galáctico parece estar enfileirado em uma linha quase vertical de norte a sul, uma configuração "não vista com frequência em simulações de CDM", disse o autor principal do estudo Sanjaya Paudel.

Além disso, três dessas galáxias giram na mesma direção, indicando que provavelmente se originaram de uma única nuvem gigante de gás. Essa descoberta desafia o modelo de matéria escura fria, que prevê agrupamentos caóticos sem alinhamento preferencial, especialmente em galáxias anãs.

É muito cedo para descartar o modelo de matéria escura fria, que conta com evidências o suficiente para se tornar o paradigma da cosmologia. Mas se outras galáxias alinhadas como essas forem encontradas, talvez os astrônomos tenham que repensar suas explicações sobre o universo escuro.

O artigo foi publicado no The Astrophysical Journal Letters.

Veja também:

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com