Primeira luz do WEAVE revela caos em colisão entre cinco galáxias
Por Daniele Cavalcante • Editado por Luciana Zaramela |
Uma equipe internacional de mais de 50 astrônomos inaugurou o espectrógrafo WEAVE coletando imagens do Quinteto de Stephan, um famoso grupo de cinco galáxias. Os resultados poderão ajudar a entender a relação caótica e violenta entre as galáxias próximas.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- James Webb captura imagem incrível da Galáxia do Sombrero
- O que é uma galáxia e quais são os tipos que já conhecemos?
O Quinteto de Stephan apresenta interações galácticas violentas devido às colisões que formam um cenário complexo de detritos. Este foi o ambiente escolhido pelos pesquisadores para as observações iniciais do espectrógrafo WEAVE.
Uma das galáxias, chamada NGC 7318b, está se movendo a mais de 3,2 milhões de quilômetros por hora, atravessando o grupo e gerando um choque poderoso semelhante a um estrondo sônico, de acordo com a equipe.
O choque gerado pela NGC 7318b ioniza o gás frio e deixa um rastro de brilhante, visível pelo WEAVE. Ao atravessar o gás quente, o choque enfraquece, comprimindo-o em vez de causar maiores alterações.
Essa dualidade da onda de choque foi encontrada quando a equipe comparou os dados do WEAVE com os de outros instrumentos, como o radiotelescópio LOFAR e o James Webb. Este é apenas o primeiro resultado do novo espectrógrafo, que já provou ser capaz de revelar novos detalhes de cenários complexos.
Leia também:
Webb flagra zigue-zague de Einstein e deixa cientistas animados
- Estrelas ficam "poluídas" após destruir seus planetas rochosos
- James Webb encontra três "monstros vermelhos" no universo jovem
Fonte: ICCUB