Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

20 novas luas são descobertas em Saturno, que supera Júpiter no Sistema Solar

Por| 08 de Outubro de 2019 às 12h33

Link copiado!

NASA
NASA

Júpiter era o planeta com a maior quantidade de satélites naturais conhecidos no Sistema Solar. Era, pois acabaram de descobrir 20 novas luas em Saturno, o atual recordista do nosso quintal espacial. A descoberta foi feita por pesquisadores da Carnegie Institution for Science, nos Estados Unidos, juntamente com cientistas da Universidade da Califórnia e da Universidade do Havaí, usando o Telescópio Subaru, também no Havaí.

Agora, Saturno então possui 82 luas a seu redor, três a mais do que conhecemos em Júpiter. Todas as 20 novas luas são bem pequenas, medindo cerca de 5 km de diâmetro, apenas, e 17 delas têm órbitas retrógradas — movendo-se ao redor do planeta na direção oposta à rotação dele. Essas 17 luas levam mais de três anos para completar uma órbita, e o mais distante de todos acaba sendo o satélite natural mais distante de seu planeta em todo o Sistema Solar — até onde sabemos por enquanto.

Os cientistas entendem que as novas luas de Saturno são evidência de um impacto muito antigo que teria destruído uma lua maior que orbitava o planeta naquela área. "Esse tipo de agrupamento de luas externas também é visto em torno de Júpiter, indicando colisões violentas ocorridas entre luas no sistema saturniano ou com objetos externos, como asteroides ou cometas", explicou Scott Sheppard, líder da equipe que fez a descoberta.

Continua após a publicidade

Sheppard foi justamente quem descobriu uma dúzia de novas luas em Júpiter no ano passado, e a Carnegie Institution organizou um concurso público e online para que os entusiastas da astronomia ajudassem a escolher os novos nomes de pelo menos 5 delas. Agora, a mesma coisa está sendo promovida para nomear as novas luas de Saturno.

"Desta vez, as luas devem ter o nome de gigantes da mitologia nórdica, gaulesa ou inuit", explica o cientista. Você pode enviar suas sugestões pelo Twitter para o perfil @SaturnLegacy até o dia 6 de dezembro, explicando por que escolheu tais nomes e adicionando a hashtag #NameSaturnsMoons no tweet. As regras para o concurso estão no site da Carnegie.

Fonte: Carnegie