Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Zorro | O que significa o nome do personagem?

Por| Editado por Durval Ramos | 23 de Janeiro de 2024 às 13h00

Link copiado!

TriStar Pictures
TriStar Pictures

É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar no Zorro. O herói mascarado é um dos personagens mais famosos do audiovisual. Seja no cinema, em filmes como A Máscara do Zorro, estrelado pelo galã Antonio Banderas ou em séries como As Novas Aventuras do Zorro, de 1997, ele sempre chama atenção do público. Mas o que muita gente ainda não sabe é qual a origem do seu nome.

Em espanhol a palavra zorro quer dizer raposa e é usada como adjetivo para descrever um homem astuto, esperto e que não se deixa enganar facilmente. Essas características fazem parte da personalidade do mascarado, que foge como uma raposa quando precisa se esquivar dos seus inimigos.

Continua após a publicidade

Para mulheres, no entanto, a palavra serve para descrever uma prostituta e é usada de forma pejorativa a fim de ofender a quem recebe o apelido. Isso reforça o machismo estrutural da sociedade que é refletido no idioma.

Felizmente a série Zorro do Prime Video, que estreou no dia 19 de janeiro, muda um pouco essa perspectiva, já que a obra mostra em dez capítulos uma disputa entre um Zorro homem (vivido por Miguel Bernardeau) e um Zorro mulher (Dalia Xiuhcoatl).

Na trama, Nah-Lin é uma indígena que quer assumir o papel de Zorro por acreditar que será a justiceira perfeita para defender as terras do seu povo. Ela não aceita que Diego de La Vega (Bernardeau) se torne o mascarado por acreditar que ele é um homem branco que apesar de ter nascido na Califórnia morou muito tempo fora e não irá defender os oprimidos da maneira que eles merecem.

Essa disputa serve para mostrar a força da mulher (e dos povos indígenas) e tirar o estereótipo de que a palavra zorro quando destinada a uma pessoa do gênero femenino seria ofensiva.

Embora tenham pontos de vistas diferentes, os dois Zorros lutam para acabar com a supremacia dos rancheros e proteger os menos favorecidos. Já a batalha entre eles chega ao ápice quando apenas um dos dois pode vencer e seguir vestindo a máscara, a capa e o chapéu do herói.

Continua após a publicidade

Zorro no Prime Video

Lançada em janeiro, a série do Prime Video é uma nova adaptação da história do estadunidense Johnston McCulley — autor que criou o personagem — escrita em 1919. Ela mostra o herói tentando encontrar os assassinos do seu pai para se vingar, enquanto também tenta proteger os povos indígenas locais.

A trama tenta modernizar o protagonista e mostra o seu amadurecimento ao longo do tempo. Além de Miguel Bernardeau (o Guzmán de Elite) no papel título, a série ainda traz no elenco Paco Tous (o Moscou de La Casa de Papel).

Todos os episódios já estão disponíveis e podem ser maratonados.

Continua após a publicidade