Publicidade

Voluntários | Conheça a série de experimentos científicos do National Geographic

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Janeiro de 2022 às 20h30

Link copiado!

National Geographic/Disney+
National Geographic/Disney+
Tudo sobre Walt Disney Company

2022 começou com uma estreia divertida no Disney+: Voluntários — Tudo pela Ciência. A série, original do National Geographic, conta com apresentação de Rafael Cortez e fala sobre ciência de uma forma inusitada e divertida.

Em Voluntários, o apresentador comanda experimentos científicos que respondem perguntas comuns do dia a dia, e isso é feito com um grupo de voluntários que estão dispostos a passar por grandes apertos.

Elenco e experimentos

Continua após a publicidade

O elenco da série é composto pelos voluntários Angietta Rodriguez, Esteban Mascó, Micaela Lapegüe e Armando Álvares, que aceitaram responder questões como qual a temperatura mínima que um corpo humano pode aguentar? Por que dói mais arrancar pelos do nariz do que de outra parte do corpo?

Essa dinâmica, então, acaba apresentando a ciência em forma de humor e aventura, uma vez que os experimentos acontecem com os voluntários entregando seus corpos para o bem da ciência e, claro, para a nossa diversão.

Continua após a publicidade

Dinâmica

O Canaltech conversou com Rafael Cortez, que nos contou um pouco sobre a experiência de participar do programa. O humorista e apresentador disse ter uma certa relação com a ciência desde sua infância, mas não por se envolver com o tema na escola, e sim na rotina com os irmãos.

"Eu já era um voluntário na minha infância, porque as experiências que eu fazia não eram com coisas e objetos, mas sim com meus irmãos", diz Cortez. Ele conta que tem três irmãos e que a sua "vítima" preferida nos experimentos era a irmã caçula.

"Se deixassem, eu tentava ver se passar água oxigenada deixava o cabelo clarinho, por exemplo, ou na hora que ela ia tomar banho eu queria saber quais tipos de shampoo faziam mais espuma, etc", brinca Rafael. Em relação aos experimentos de escola, ele diz que sentia medo e que no máximo ficava brincando com as bolinhas de mercúrio do termômetro, o que é bastante perigoso.

Continua após a publicidade

Não tente isso em casa

O Canaltech também perguntou a Rafael qual experimento do programa ele não faria de forma alguma, e o apresentador cita o episódio em que os voluntários cortam a mão com papel. "Me dá calafrios, esse experimento eu não faria mesmo. E os caras são muito gente boa de terem topado fazer", disse.

Os experimentos do programa são os mais diversos, sendo um mais curioso que o outro. Mas um dos mais interessantes, segundo Cortez, foi o episódio sobre orientação espacial, do que acontece com o nosso cérebro quando ficamos tontos. "Eu não conhecia essa coisa do equilíbrio espacial, aquele experimento que os voluntários fazem de girar naquela argola a 200 km/h, e eles saem para andar em uma corda bamba... aquilo é maravilhoso", citou o apresentador.

Continua após a publicidade

Rafael Cortez aproveitou para elogiar a produção do programa, dizendo que tudo é explicado de forma fácil para o aprendizado. "A série é muito ilustrativa e didática, e a maneira como ela conta as coisas, com todo o uso de grafismo, desenho, explicações, é uma aula mesmo".

O apresentador também contou uma curiosidade ao Canaltech, dizendo que, ao receber o convite, acreditava que ele seria o voluntário. "Eu fiquei muito lisonjeado de ser o apresentador, mas eu estava muito preparado para apanhar", brincou, dizendo que achava tudo muito "a cara" dele.

Confira o trailer:

Continua após a publicidade

Voluntários - Tudo pela Ciência já está disponível no Disney+.