Um dia | Conheça a nova série romântica da Netflix
Por Diandra Guedes • Editado por Durval Ramos |
Sucesso entre os leitores mais românticos, o livro Um Dia, de David Nicholls ganhará outra adaptação para as telas. Dessa vez, trata-se de uma série homônima da Netflix que chega ao streaming no dia 8 de fevereiro. Protagonizada por Leo Woodall (The White Lotus e Citadel) e Ambika Mod (The Sacrifice), a trama conta a história de Emma e Dex, dois jovens que se conhecem em 1988 e vivem um breve romance de apenas uma noite. No outro dia, eles decidem seguir caminhos opostos, mas nunca conseguem se esquecer dos momentos que tiveram.
- Os melhores filmes de romance para assistir na Netflix
- As 15 melhores comédias românticas disponíveis na Netflix
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento dos dois são narrados ao público, um por ano, sempre no mesmo dia: 15 de julho. Sem nunca deixarem esse amor morrer, os dois precisam encarar as consequências de negligenciar um sentimento tão forte.
Criada por Nicole Taylor, a série britânica terá 14 episódios e uma cenografia ambientada nas décadas de 1980 e 1990. Ela foi filmada em Edimburgo, Londres e Paris, o que quer dizer que não faltarão belas paisagens para o público apreciar.
A relevância de uma protagonista com origens indianas
Em entrevista à imprensa internacional, Ambika Mod comentou sobre a sua personagem e como está feliz ao ver que ela, uma mulher filha de imigrantes indianos, conseguiu o papel de protagonista em uma comédia romântica. Ela disse que sempre foi taxada de feia na escola e também já ouviu que não tinha talento para atuar.
“Tive uma experiência ruim com meninos no ensino médio. Eles vinham até mim regularmente e diziam: 'Você é muito feia'. Então, acho que ser escolhida como a protagonista romântica de um grande programa de TV é uma validação imensa.”
Mod também comentou em quais aspectos consegue se identificar com Emma.
“Nós duas somos pessoas da periferia. Emma passou três anos na mesma universidade que Dexter e ele realmente não a notou. Eu também era um pouco hesitante, enquanto crescia. Não fui convidada para festas. Nunca ganhei um prêmio escolar. Nunca disse a ninguém que queria ser atriz, caso pensassem que eu estava iludido.”
Um dia: adaptação para o cinema
Antes de se tornar uma série da Netflix, Um Dia ganhou uma adaptação para o cinema pelas mãos da diretora Lone Scherfig (Sua Melhor História), e foi protagonizado por Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada) e Jim Sturgess (Across The Universe).
Lançado em 2011, o longa conseguiu uma bilheteria de quase US$ 60 milhões (cerca de R$ 300 milhões), mas apesar disso não fez tanto sucesso com a crítica especializada. No Rotten Tomatoes, ele amarga apenas 35% de aprovação e foi criticado por pecar em profundidade e emoção.
Agora, a Netflix tem a chance de fazer com que a série faça mais sucesso com os assinantes. Lembrando que a obra chega ao streaming no dia 8.