Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Turma da Mônica - Lições tem cena pós-créditos? Entenda o que acontece

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Dezembro de 2021 às 09h30

Link copiado!

Paris Filmes
Paris Filmes

2021 termina com um filmão nas telonas brasileiras: Turma da Mônica - Lições. O filme que dá sequência às aventuras de Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão em Laços chegou aos cinemas no último dia 30 e traz ainda mais emoção vivida pela turma do Bairro do Limoeiro.

Em 2019, o diretor Daniel Rezende já tinha flertado um pouco com o Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) com a aparição de Mauricio de Sousa na história a la Stan Lee. Dois anos depois (após meses de adiamento por conta da pandemia de covid-19), a sequência chega aos cinemas com ainda mais referências e elementos que fazem os fãs gostarem tanto de acompanhar a produção, incluindo cenas pós-créditos.

Continua após a publicidade

Se você assistiu ao filme, sabe que logo após os créditos uma cena bastante surpreendente toma conta da telona. Se você não entendeu, o Canaltech vai explicar tudinho nesta matéria. Agora, se você ainda não assistiu ao novo Turma da Mônica - Lições, é importante avisar que esta matéria contém spoilers sobre o filme, portanto, leia por sua conta e risco!

O que acontece na cena pós-créditos de Turma da Mônica - Lições?

Uma das características do novo longa de Daniel Rezende é a exploração do chamado Mônicaverso, ou seja, como o próprio trailer já havia adiantado, outros personagens dos quadrinhos são introduzidos no universo em live-action, como Marina, Humberto, Milena e Do Contra. Além disso, personagens da turma mais velha das revistinhas, como Rolo, Tina, Pipa e Zecão, também são apresentados no filme.

Uma informação que também pode ser tratada como um possível spoiler (apesar do próprio estúdio já ter adiantado nas redes sociais) é que Dudu, Franjinha, Nimbus e até mesmo o gatinho Mingau, entre outros personagens coadjuvantes das HQs, também fazem suas participações especiais na sequência. Isso vem de uma vontade do próprio diretor de introduzir mais e mais nomes criados por Mauricio de Sousa nesse universo cinematográfico, além de casar totalmente com a trama do segundo filme.

Continua após a publicidade

Quando Turma da Mônica - Lições estava em pré-produção, com o roteiro ainda sendo fechado, Daniel Rezende veio às redes sociais para questionar aos fãs de Turma da Mônica algo bem simples, mas que poderia muito bem dar rumo à história do jeitinho que a audiência gostaria: qual personagem o público gostaria de ver no segundo filme?

As respostas foram inúmeras, mas contaram com uma certa unanimidade que mora bem, bem longe do Bairro do Limoeiro. Mais especificamente numa cidadezinha do interior, lá nas terras de Vila Abobrinha: Chico Bento.

Quando os créditos rolam na tela de Turma da Mônica - Lições, há certa frustração ao descobrir que um dos principais personagens da turminha (que possui até um gibi próprio) não fez uma aparição em meio a tantos outros. No entanto, Daniel Rezende deixou para os minutos finais de sua obra a participação mais do que especial do caipira mais amado do Brasil.

Continua após a publicidade

Na cena pós-créditos de Lições, somo apresentados à Vila Abobrinha: um cenário de céu bastante azul e um verde vibrante sobre o chão. Não há tanto diálogo, mas podemos ver a mãe de Chico, Dona Cotinha, recebendo uma carta do que aparenta ser o primo de Chico Bento, um garoto que "mora na cidade", como a própria personagem descreve.

Em seguida, a câmera percorre o tronco de uma árvore até chegamos nas primeiras impressões do que virá a ser o Chico Bento no Mônicaverso de Daniel Rezende: com as vestimentas iguais às dos quadrinhos, Chico está de costas e o público não pode ver o seu rosto. No entanto, assim como nas revistinhas, o personagem está aproveitando a vista do topo de sua goiabeira enquanto saboreia uma goiaba direto do pé.

Continua após a publicidade

Gancho para Turma da Mônica 3?

De todo modo, sim. A única fala de Dona Cotinha pode indicar não só um gancho para um terceiro filme da Turma da Mônica, como também já estabelecer que nas próximas aventuras vividas pela turma do Bairro do Limoeiro haverá muito mais do que a Turma da Mônica e os personagens já introduzidos no filme dois: finalmente veremos o encontro entre Mônica e Chico Bento acontecer.

Em uma entrevista ao Omelete concedida por ninguém menos que o pai da turminha, Mauricio de Sousa, o cartunista, além de avisar para que ninguém saia da sala de cinema, adiantou que há planos para a sequência. "No final de Lições, há pistas muito evidentes do terceiro filme. Vejam o que acontece bem no finalzinho", comentou.

Continua após a publicidade

Turma da Mônica - Lições está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil. O primeiro filme está disponível no Globoplay.