Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Trailer de Adão Negro | 5 detalhes importantes que você não viu

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Setembro de 2022 às 14h30

Link copiado!

Warner Bros
Warner Bros

O mais recente trailer de Adão Negro finalmente trouxe mais detalhes da trama que o próximo filme do Universo Cinematográfico da DC (DCEU, na sigla em inglês) deve apresentar. Ainda que recheado de alguns clichês, ele introduz vários elementos da história e deixa claro como Dwayne Johnson vai se portar em meio a esse mundo de super-heróis — incluindo a verdadeira ameaça que ele deve enfrentar.

Como era de se esperar, o foco da divulgação ainda é no modo bastante peculiar do protagonista enxergar a justiça. E isso é algo que está conectado com sua origem. Tendo surgido a partir de uma tragédia e em uma época bem diferente de heróis como o Senhor Destino (Pierce Brosnan) e o Gavião Negro (Aldis Hodge), Adão Negro é alguém que destrói primeiro e não pergunta depois.

Só que, mais do que dar esse panorama geral da história, o novo trailer fala muito sobre como o longa se encaixa no DCEU como um todo, faz conexões com os outros filmes de herói da Warner e ainda mostra o tamanho do perigo que se aproxima.

Continua após a publicidade

5. A origem do Adão Negro

A gente já tinha uma bela noção de como Adão Negro ia surgir no filme a partir de seu histórico nos quadrinhos e naquilo que os trailers anteriores já mostraram, mas o novo vídeo deixa isso bem mais claro, situando também o surgimento do anti-herói no tempo presente.

Como já tinha sido antecipado, Adão Negro vai mesmo ser um escravo que viveu há 5000 anos e que ganha seus poderes a partir de uma tragédia familiar. Como é mostrado, seu filho vai ser morto por algum senhor qualquer e, em sua dor, o personagem vai ser escolhido pelo Mago Shazam para ser seu novo campeão. O problema é que, com poderes, Adão se torna descontrolável.

Continua após a publicidade

Há algumas falas no trailer que sintetizam isso muito bem. Quando falam que ele não voltou em busca de justiça, mas de vingança, já fica claro como o protagonista vê o mundo. Para ele, o mundo é corrompido e somente o seu modo brutal de agir é considerado justo — o que nada mais é do que uma forma de se vingar do que a humanidade fez com ele 5 mil anos no passado.

É o tipo de desenvolvimento que pode fazer com que Adão Negro seja bem mais interessante do que o velho clichê do “meus poderes não são dons, mas uma maldição” que o trailer também apresenta.

Ao mesmo tempo, vemos ainda um pouco sobre o despertar do personagem no tempo presente. Não fica claro como ele foi aprisionado e nem como ressurgiu na atualidade, mas é bem provável que isso esteja ligado aos Sete Pecados Capitais e, quem sabe, ao demônio que aparece em determinado ponto.

Continua após a publicidade

4. O papel de Amanda Waller e conexões com o DCEU

A aparição de Amanda Waller (Viola Davis) não é uma surpresa, já que os rumores apontavam que veríamos a personagem dando as caras em algum momento. Contudo, o destaque que ela tem é fundamental para ditar não só o tom, mas no modo como Adão Negro se encaixa no DCEU.

Como fica claro, a Sociedade da Justiça responde diretamente à figurona — o que significa que Waller tem mais um grupo de superseres sob o seu comando. Assim, ao mesmo tempo em que ela tem o Esquadrão Suicida à disposição para cuidar de missões secretas e clandestinas, a Sociedade deve ser o lado bonito e heroico do seu departamento, o orgulho da equipe de relações públicas.

Continua após a publicidade

Além disso, há um pequeno easter egg nessa aparição da personagem. Enquanto ela conversa com o Gavião Negro sobre o que fazer com Adão Negro, é possível ver no canto da tela as relações que Waller tem com outros grupos — e é possível ver que ela está relacionada com a Liga da Justiça.

A princípio, parece ser só uma menção que mostra os valiosos contatos que ela tem. Contudo, o que importa nessa menção é que Adão Negro parece estar disposto a conectar as peças do DCEU que a Warner sempre deixou soltas pelo caminho e tentar criar uma unidade. Assim, tanto a participação de Amanda Waller como grande mentora da coisa toda e esses vínculos (ainda que minúsculos) com a Liga da Justiça já criam uma coesão interessante na DC.

3. A Sociedade da Justiça

Continua após a publicidade

Depois de tanto tempo só mostrando a Sociedade da Justiça pelos cantos, o novo trailer de Adão Negro finalmente criou coragem de mostrar os heróis em todo seu esplendor. Quer dizer, parte deles. Esmaga-Átomo (Noah Centineo) e Ciclone (Quintessa Swindell) ainda são figurantes de luxo, mas não dá para não se empolgar com Gavião Negro e o Senhor Destino.

A dupla é quem rouba a cena no trailer, mostrando como serão importantes dentro da trama e na própria evolução do anti-herói. No caso do Senhor Destino, isso é bastante óbvio até pelo papel de líder que ele assume, sendo uma espécie de mentor que vai tentar ajudar o protagonista e encontrar um novo propósito no mundo. Ao mesmo tempo, ver seus poderes em ação está muito legal, até porque o seu visual mais colorido contrasta bastante com o tom sépia e sem vida da fotografia do filme.

Já com o Gavião Negro, ele deve ser o deuteragonista da coisa toda — aquele aliado marrento que é quase como um rival. Em outras palavras, ele vai ser o Vegeta de Adão Negro, implicando com o anti-herói e eventualmente caindo na porrada, mas depois se revelando um aliado importante.

Continua após a publicidade

Essa é uma dinâmica esperada, mas que parece funcionar bem. Já fica claro que ele possui uma arrogância que vai fazê-lo bater de frente com o Adão Negro e, não por acaso, o confronto entre eles é o que mais toma tempo do trailer. Isso sem falar que o seu visual é um dos mais legais de todo o filme.

Ainda falando da Sociedade da Justiça, é muito legal ver a equipe e toda a estrutura em volta dela. Com uma pegada bem X-Men, vai ser mostrado que a base do grupo fica em uma bela mansão cujo jardim se abre para dar lugar à sua nave. É um detalhe, mas que já antecipa como a primeira superequipe da DC tem uma estrutura bem mais solidificada do que tudo o que vimos até agora com Liga da Justiça e Esquadrão Suicida.

2. Sabbac, o vilão demoníaco

Continua após a publicidade

A grande novidade do trailer e Adão Negro não está do lado dos heróis. Na verdade, é a revelação de quem vai ser o grande vilão que o protagonista e sua equipe vão ter que encarar: Sabbac, o demoníaco “Shazam do mal”.

Ele aparece muito brevemente no trailer, primeiro surgindo das chamas e, em seguida, lutando contra o Gavião Negro. O visual está bem semelhante ao dos quadrinhos, com o aspecto satânico e o pentagrama no peito. Mas o que interessa mesmo é como isso deve impactar na trama.

Até agora, tudo o que tínhamos visto de Adão Negro era esse papo de que o anti-herói precisava ser contido e escolher entre ser a salvação ou a destruição do mundo. Tanto que o próprio trailer segue dando destaque a esse embate entre ele e a Sociedade da Justiça. A diferença é que agora fica óbvio que essa não vai ser a principal questão do roteiro.

Continua após a publicidade

Nos quadrinhos, Sabbac é uma espécie de Shazam do mal, ou seja, um humano que também ganha poderes místicos a partir da influência de certos deuses — ou, no caso, de demônios. Inclusive, seu nome é um acrônimo para “Satanás, Aym, Belial, Belzebu, Asmodeus e Crateis”.

Então, assim como Billy Batson se transforma em Shazam quando fala a palavra mágica, o vilão Timothy Karnes vira Sabbag quando faz menção aos senhores do inferno, sendo atingido por um raio negro e virando ele próprio um demônio. E isso é algo que funciona muito bem no roteiro de Adão Negro.

Levando em conta que o personagem de Dwayne Johnson também ganhou seus poderes a partir do Mago Shazam, é fácil imaginar que ele é despertado no tempo presente por alguém em busca desses poderes. Querendo essa força mística, Timothy Karnes pode ir atrás de Adão Negro, libertando-o de sua prisão. E, de alguma forma, ele consegue essa força a partir das forças malignas, virando Sabbac.

Continua após a publicidade

1. O destino não comete erros

Eis uma fala que aparece solta no trailer, mas que parece ser bastante significativa dentro do contexto em que é apresentada. Quando fala sobre o papel de Adão Negro no atual momento do mundo, o Senhor Destino fala brevemente de que “o destino não comete erros”.

O ponto é que, no mesmo instante em que a frase é dita, vemos um frame do próprio Senhor Destino despertando do que parece ser um transe ou pesadelo — e com uma cara não muito animada. Isso pode indicar que, na verdade, o despertar de Sabbac pode estar relacionado ao próprio Senhor Destino.

Continua após a publicidade

Não fica claro como isso pode acontecer, mas é uma dica bem sutil que o trailer parece ter entregado. E, levando em conta que toda a divulgação de Adão Negro está baseada em alguns clichês baratos, qualquer indício de algo além já merece nossa atenção.

Adão Negro chega aos cinemas no dia 20 de outubro.