Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

The Walking Dead caminha para reta final, mas sem clima de despedida

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Fevereiro de 2022 às 10h00

Link copiado!

Divulgação/Star+
Divulgação/Star+

Os preparativos para a despedida de The Walking Dead já começaram. A segunda parte da última temporada da série chega ao Star+ em 20 de fevereiro, preparando o terreno para dar o adeus definitivo a esses personagens — embora ainda tenha muita coisa para acontecer.

Ao todo, a temporada final vai ter 24 episódios divididos em três partes, ou seja, os novos episódios que chegam nos próximos dias servem justamente como esse meio campo, preparando o clímax para a conclusão definitiva. Por isso mesmo a expectativa pela estreia é altíssima: o que vamos ver a partir de agora é justamente o início do arco final dos heróis, os últimos passos antes de seu desfecho.

Continua após a publicidade

Só que, antes de isso acontecer, esses personagens vão ter que lidar com seus próprios desafios — e é aí que mora a graça de The Walking Dead. Como esses 11 anos de série nos mostraram, ninguém está realmente seguro e não há garantias de que eles chegarão vivos no capítulo final.

Do confronto de Maggie (Lauren Cohan) e seus companheiros contra os Ceifadores até o surgimento de uma nova governadora da Commonwealth, o futuro é incerto para todos — e é aí que mora a graça desse universo.

Fim sem cara de adeus

E justamente por terem passado tanto tempo prontos para verem seus personagens morrendo em algum dos episódios é que a proximidade da conclusão de The Walking Dead parece não chocar ou impactar o elenco. Na verdade, isso pode ser apenas a brecha para um novo retorno.

Continua após a publicidade

Segundo a atriz Lynn Collins, que vive a personagem Leah, o seriado tem um universo tão rico e fácil de expandir com todos os spin-offs e demais projetos relacionados que é difícil pensar em um adeus mesmo quando ele parece óbvio.

“Essa é uma história sem fim. Mesmo que seu personagem morra, por exemplo, ele pode ter um episódio inteiro dedicado a ele em Tales of the Walking Dead”, explica. “Por mais que a gente fique em prantos com o fim da última temporada, a gente sabe que não é necessariamente o fim. A série terminou, mas aquele mundo ainda continua”.

E a atriz se mostra muito empolgada em continuar dentro desses novos projetos. Em entrevista ao Canaltech, Collins diz que sempre foi apaixonada por essa história antes mesmo de entrar no elenco e que se aproximar de nomes como Lauren Cohan e do próprio Norman Reedus a faz se apaixonar ainda mais por aquele universo pós-apocalíptico.

Continua após a publicidade

Tanto que ela diz estar disposta a fazer qualquer coisa para continuar fazendo parte dele. “Não sei o quanto posso revelar, mas tem algumas opções de caminhos para spin-offs de The Walking Dead e tem alguns projetos em que Norman está trabalhando", revela. “Eu adoraria continuar. Faria qualquer outra coisa nesse universo e em que ele estiver fazendo”.

Essa filosofia de que o fim da série principal não é necessariamente um adeus é algo que ganha forma também com Lauren Ridloff. A diferença, contudo, é que a intérprete de Connie é um pouco mais misteriosa sobre o que vem em seguida. “Tudo o que posso dizer é que essa história em específico vai acabar em breve, mas nós estamos só começando”, diz. “Há todo um novo universo lá fora, esse mundo de The Walking Dead”.

O legado dos zumbis

Continua após a publicidade

Só que não há como negar o impacto que é concluir uma história depois de 11 temporadas. A série se tornou um fenômeno ao longo desse tempo e foi responsável por colocar os zumbis mais uma vez no imaginário da cultura pop. Só que, para os atores, The Walking Dead faz mais do que isso.

Segundo Ridloff, o maior legado que vai ser deixado pela série é justamente o olhar para a realidade que essa história pós-apocalíptica oferece. Para ela, a jornada desses sobreviventes é, ao mesmo tempo, um espelho e uma janela para a nossa realidade.

"Quando as pessoas veem a série — e eu estou inclusa nisso —, elas sentem que estão vendo um reflexo do mundo real, com aquela estrutura que encontramos todos os dias. Vemos nossos amigos, parentes e inimigos na tela. Tudo está exagerado para causar mais emoção, mas basta você olhar com atenção para ver como é um reflexo perfeito de todas essas relações. E, ao mesmo tempo, ela também é essa janela que nos permite olhar para esse outro mundo na segurança das nossas salas. E o segredo de todo esse sucesso está no modo como a história usa isso tudo para representar muita gente no mundo real".
Continua após a publicidade

Essa facilidade de se identificar com os personagens e seus conflitos é algo que deve marcar também esse final de temporada, uma vez que devemos ver a dualidade de heróis e vilões se acentuar à medida que a trama caminha para sua conclusão.

De acordo com Eleanor Matsuura, essa é uma característica que sempre acompanhou The Walking Dead ao longo de todos esses anos e que estará presente tanto em seus episódios finais como também parte desse legado que será deixado para o público.

“Todos nós temos um monstro dentro de nós, assim como esse lado cheio de esperança e coisas boas”, diz a Yumiko da série. “Aqueles personagens poderiam ser qualquer um de nós. Poderíamos ser um Rick ou um Negan, a depender das circunstâncias”.

Continua após a publicidade

E mais do que trazer heróis e vilões nos quais o público pode se ver, The Walking Dead chega ao fim com lições para o público — ainda mais em um contexto no qual espectadores e personagens compartilham tantas semelhanças, como no caso da pandemia da covid-19.

Não por acaso, a atriz Paola Lázaro — a Juanita — diz que a luta contra os zumbis traduz muito bem o nosso mundo de agora e que é possível tirar mensagens importantes dessa história. Segundo ela, a série sempre destacou a importância das pessoas trabalharem em conjunto para encarar os problemas daquele mundo e que isso é algo que ressoa muito bem com o momento fora das telas.

“A série é sobre ser corajoso de muitas e muitas formas. Ela é sobre fazer escolhas em horas difíceis e nos ensina a ficar juntos para lutar por algo melhor. Mostra que, sozinhos, podemos ser fracos, mas juntos somos mais fortes", conclui.

Continua após a publicidade

The Walking Dead estreia novos episódios da 11ª temporada no Star+ a partir do dia 20 de fevereiro.