Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

The Batman | 11 referências aos quadrinhos que você não percebeu

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Março de 2022 às 11h30

Link copiado!

Divulgação/Warner Bros.
Divulgação/Warner Bros.
Tudo sobre Warner Bros

O novo The Batman finalmente chegou aos cinemas e entregou tudo aquilo que os fãs esperavam ver de um filme do herói. Ao mesmo tempo em que toda a ação e a brutalidade do vigilante esteve presente na tela, também tivemos toda a carga psicológica que sempre marcou o personagem sendo muito bem explorada, assim como o seu lado detetivesco e a relação com outros personagens do universo dos quadrinhos.

E, como não poderia deixar de ser, a mais recente aposta da DC vem também recheada de referências e easter eggs vindo diretamente das HQs. Afinal, só o Batman tem mais de 80 anos de história e as três horas de duração do longa são tempo o suficiente para rechear a película de menções e situações que somente os verdadeiros fãs do Homem-Morcego são capazes de pescar.

Continua após a publicidade

Atenção! O texto a seguir tem spoilers de The Batman!

Por isso, o Canaltech decidiu listar as principais menções e homenagens que The Batman faz aos quadrinhos e que podem ter passado despercebido para você. Se for esse o caso, fique tranquilo: aceite como um convite para assistir ao filme mais uma vez — pois ele certamente merece.

11. Tim Drake em The Batman?

A sequência inicial de The Batman é muito boa, pois dá o tom do quanto essa versão do herói é brutal e descontrolada no combate ao crime em Gotham. Isso fica evidente na sequência em que ele vai espancar uma gangue de criminosos na noite de Halloween — dando origem à já antológica cena em que ele diz ser a vingança.

Continua após a publicidade

Só que há um detalhe um tanto quanto curioso nesse momento. No meio da gangue, há o que parece ser um novato, um rapaz que está apenas com metade do rosto pintado e que acompanha os demais de forma receosa e titubeante. Pois esse jovem é ninguém menos do que Tim Drake, o terceiro Robin a ser adotado pelo Batman nos quadrinhos.

Quer dizer, é o Tim Drake em um universo paralelo. O ator que interpreta esse criminoso novato é Jay Lycurgo, que interpreta Tim Drake na série Titãs e não há nenhuma menção nos créditos ou dentro do próprio roteiro de que ele vai ser o Robin em algum momento no futuro. Trata-se apenas de uma enorme coincidência — até porque o próprio Lycurgo já disse que gravou as cenas antes mesmo de ter sido escalado para a série.

10. O comissário e a Feira da Fruta

Continua após a publicidade

Apesar de The Batman ser um filme bastante sombrio e pesado, ele não consegue evitar as homenagens a um dos maiores clássicos do Homem-Morcego: a série de 1966. O seriado de TV tinha uma pegada muito mais voltada para a comédia e com um clima bem infantil — e que ficou famoso por aqui principalmente por causa da paródia Feira da Fruta — e os roteiristas encontraram uma forma de referenciar esse conteúdo no novo longa.

Na história, Jim Gordon (Jeffrey Wright) ainda não é comissário de polícia e o responsável pelo cargo em Gotham é Pete Savage (Alex Ferns), que acaba tendo uma participação bem pequena dentro da trama.

Continua após a publicidade

Pois bem, esse é um personagem que nunca existiu nos quadrinhos, tendo surgido em um dos episódios do seriado clássico. No caso, Pete Savage não era um policial, mas herdeiro de uma das famílias fundadoras de Gotham.

E o que isso quer dizer? Na verdade, nada, já que essa é a única conexão existente entre os dois personagens — mas ainda assim, é muito legal ver o programa ser citado dessa forma assim.

9. Martha Wayne e os Arkham

Continua após a publicidade

Falando nos fundadores de Gotham, uma das grandes revelações de The Batman é a relação existente entre a família Wayne e os Arkham. O filme deixa bem claro que as duas linhagens são as grandes responsáveis pela criação da cidade e essa parceria é algo que se manteve ao longo das gerações — inclusive com acordos espúrios e muitos segredos escondidos.

É o caso do passado de Martha Wayne. É mostrado que a mãe do herói tinha problemas mentais e que precisou ser internada no famigerado Asilo Arkham algumas vezes E isso gera várias conexões com o que os fãs de quadrinhos conhecem.

Na chamada Terra Um da DC, por exemplo, essa relação entre os Wayne e os Arkham é algo bem notório. Na história, Thomas e Martha se casam justamente como forma de unificar as duas influentes famílias e que a mãe do Batman é justamente herdeira da família que criou o hospital psiquiátrico da cidade.

Além disso, há alguns arcos que vão além dessa questão familiar e já mostraram a própria Martha Wayne como uma paciente do local. Na saga Ponto de Ignição, por exemplo, vemos uma realidade alternativa em que foi Bruce quem morreu na fatídica noite do crime, o que levou sua mãe à loucura a ponto de virar o Coringa.

Continua após a publicidade

8. Falcone e a Mulher-Gato

Ainda nos Casos de Família, outra revelação que pegou muita gente de surpresa foi o fato de a Mulher-Gato (Zoë Kravitz) ser filha do mafioso Carmine Falcone (John Turturro). Pois essa é uma informação que existe também nos quadrinhos, embora seja muito pouco explorada por roteiristas.

As vezes mais notórias em que essa relação foi apresentada foram nos arcos O Longo Dia das Bruxas, Vitória Sombria e em Mulher-Gato: Cidade Eterna. A grande diferença é que, nos gibis, isso sempre foi algo que ficou mais na sugestão e sem uma resposta definitiva, enquanto o filme foi taxativo ao transformá-los em pai e filha em um contexto bastante perturbado — provando que ninguém é muito saudável em Gotham.

Continua após a publicidade

7. As garras da Gata

E essa relação entre a Mulher-Gato e Falcone dá origem a outra referência bem legal dos quadrinhos. Nos gibis, o mafioso tem uma cicatriz bem característica em seu rosto que, em Batman: Ano Um, é revelado que foi causado pela própria gatuna.

Há uma cena bem marcante em que Selina Kyle vai atacar Falcone e, em meio a uma luta entre seus capangas, acaba atingindo o chefe mafioso e deixando as marcas em seu rosto. É um momento que acaba sendo replicado de forma bem parecida no longa, mas com toda a carga dramática familiar citada anteriormente.

Continua após a publicidade

6. Os cartões do Charada

Ao longo do filme, o vilão Charada (Paul Dano) deixa vários desafios para o Batman em forma de cartões na cena dos crimes. E um detalhe que passou despercebido por muita gente é que cada um desses recados faz menção a vilões clássicos do herói além dos enigmas deixados pelo terrorista.

No primeiro cartão, por exemplo, temos nada menos do que uma coruja estampando a ilustração. E, se por um lado, o animal está relacionado ao Halloween em que a história se passa, também é possível fazer conexão com a Corte das Corujas, o grupo secreto que comanda Gotham nos quadrinhos.

Continua após a publicidade

Já o segundo cartão tem um cientista louco, enquanto o terceiro vem acompanhado do desenho de uma bela mulher. Seguindo essa lógica, temos referências aos vilões Hugo Strange e Hera Venenosa. As duas últimas charadas são referências a personagens menos conhecidos, como o Chapeleiro Louco e Scarface.

5. Rata Alada

Talvez o enigma que mais tem destaque em The Batman é o da Rata Alada. Toda a perseguição ao Pinguim (Colin Farrell) acontece porque o herói acredita que o criminoso é o informante que o Charada quer matar e as discussões sobre o significado desse desafio se estendem por todo o segundo arco da trama — até eles descobrirem que a resposta é, na verdade, a URL de um site.

Continua após a publicidade

E aí é que está a parte mais divertida da coisa toda: o site existe de verdade. Se você encontrar em rataalada.com, vai encontrar uma página em que o próprio Charada passa a oferecer alguns desafios. Caso acerte as três perguntas, ele libera parte de um código.

O site foi criado como uma campanha viral para a estreia de The Batman, mas muita gente nem ficou sabendo de sua existência. Agora que o endereço é citado no filme, muita gente vai poder desafiar o vilão para descobrir se é tão inteligente quanto Bruce Wayne.

4. Silêncio

Quando o Charada vai explicar o porquê de ter voltado seu ímpeto assassino para Bruce Wayne, ele divulga um vídeo que expõe o passado podre da família Wayne. Na história, um jornalista descobre os problemas de Martha Wayne e ameaça tornar toda essa história pública, ameaçando a candidatura de Thomas a prefeito. Assim, para evitar o vazamento, o bilionário arranjou um jeito de silenciar o inconveniente.

O curioso é que, nesse momento, a palavra “Hush” (Silêncio, em inglês) aparece em destaque na tela. À primeira vista, parece ser apenas uma edição vagabunda feita pelo Charada, mas há um pequeno easter egg nisso aí. Isso porque Silêncio/Hush nada mais é do que o nome de um vilão do Batman.

Surgido em 2003 no arco Batman: Silêncio, o personagem é um antigo amigo de infância de Bruce Wayne que se torna um dos inimigos do Batman no futuro. Seria a deixa para esse jornalista reaparecer em uma sequência jurando vingança?

3. O Iceberg Lounge

Os fãs da DC certamente deram um sorriso quando o Iceberg Lounge foi citado em The Batman. O local é presença constante nas histórias do herói, sendo a base de operações do Pinguim e sede de boa parte das operações criminosas de Gotham — e que nunca tinha sido mencionada em nenhum dos vários filmes do Homem-Morcego até agora.

É claro que há diferenças entre aquilo que The Batman apresenta e a representação nos quadrinhos. Nas telonas, o clube é apenas uma boate que serve de abrigo para criminosos, mas a sua contraparte nas HQs já chegou a ser apresentada de forma bastante chamativa, sendo transformado em um iceberg de verdade no meio da costa americana.

2. Bem-vinda a Bludhaven

Pouco antes de a Mulher-Gato se despedir do Batman e os dois seguirem em um breve passeio de moto por Gotham — bastante brega, por sinal —, eles discutem sobre a possibilidade de continuarem trabalhando em conjunto. Tanto que a moça chama o herói para deixarem Gotham e irem para outras cidades, como Bludhaven. E, como você bem pode ter imaginado, a cidade é outra referência do universo da DC.

É lá que boa parte de outros heróis da editora se encontram. Inclusive, é para lá que Dick Grayson vai após desistir de ser o Robin, assumindo a identidade de Asa Noturna. Além disso, quem assistiu a Arrow e às demais séries da CW reconheceu o nome quando Selina Kyle falou.

1. O paciente de Arkham

Por fim, o easter egg mais óbvio e também mais esperado por todos: o paciente do Asilo Arkham. Afinal, não é preciso ser o Maior Detetive do Mundo para identificar que o homem misterioso que aparece ali é o Coringa.

O grande ponto é que essa é uma participação que vinha sendo especulada há muito tempo, mas que só foi confirmada quando o personagem apareceu em tela — e escondido em meio às sombras. E, mesmo assim, nem todo mundo reconheceu quem é o ator por trás da icônica gargalhada.

Quem vive o Coringa em The Batman é ninguém menos do que Barry Keoghan, o Druig de Eternos, que chega a ter seu nome exibido nos créditos finais com relativo destaque. Ainda assim, ele não é mencionado como Coringa, apenas como “Paciente de Arkham”, mas a gente sabe bem quem está ali.