Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tempo de Carnificina revelou o vilão de Venom 3 e você não percebeu

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Outubro de 2021 às 16h30

Link copiado!

Reprodução/Marvel Comics
Reprodução/Marvel Comics

Venom: Tempo de Carnificina chegou aos cinemas deixando diversos ganchos para uma eventual sequência. Embora a Sony não tenha confirmado nada ainda sobre um terceiro filme, parece muito pouco provável que o simbionte não retorne — ainda mais depois daquela cena pós-crédito. Só que o inevitável crossover não foi o único indício do que devemos esperar de Venom 3 e há pistas até mesmo de quem deve ser o próximo vilão.

Em um filme em que o ponto central é a batalha entre dois simbiontes, é realmente difícil prestar atenção nos personagens secundários. É o caso do detetive Mulligan (Stephen Graham), o policial que suspeita das estranhas coincidências em torno de Eddie Brock (Tom Hardy) e que está diretamente ligado à origem da vilã Shriek (Naomie Harris).

Continua após a publicidade

Ao longo de todo o filme, a sua atuação é bastante modesta. No máximo, ele é aquela pessoa que quase descobre o segredo do protagonista e que, no fim, é centro de uma pequena tensão na batalha final. E é justamente nessa conclusão que há a grande deixa para uma maior participação em um futuro Venom 3.

No meio da luta entre Venom e Carnificina (Woody Harrelson), Mulligan entra em contato com o simbionte de Kasady e o seu confronto com Shriek o deixou em estado de choque. Só que a última cena do personagem traz ele balbuciando algo sobre monstros e com um estranho efeito em seus olhos.

Mesmo para quem nunca leu os quadrinhos, essa é a deixa de que o policial vai ter um papel maior no futuro. O ponto é que tudo indica que ele vai mesmo ser o grande vilão de Venom 3, se tornando ninguém menos do que o Toxina.

Continua após a publicidade

Um terceiro simbionte

Toxina é um personagem criado na HQ Venom vs Carnage #1, de 2004, e que possui poderes bem semelhantes aos dos outros dois simbiontes, ainda que seja considerado mais poderoso que eles. Tanto que a sua primeira aparição foi justamente nascendo do Carnificina e passando a hospedar o corpo do policial Patrick Mulligan e sendo treinado por Eddie Brock.

Só nessa descrição já é possível ver como os filmes parecem estar rumando para esse caminho. Como a cena final de Mulligan dá a entender, ele passou a hospedar o alienígena e as consequências disso devem ser exploradas em Venom 3.

Continua após a publicidade

O que chama a atenção nisso é que, pelo menos nas HQs, a primeira versão do Toxina não é um vilão, mas um anti-herói como o próprio Brock. Por ser um policial, Mulligan tenta usar seus novos poderes para o bem e há histórias em que ele atua ao lado do Homem-Aranha e até mesmo dos Vingadores. Ao mesmo tempo, ele reclama sobre a influência do simbionte em sua mente, dizendo que a criatura desperta o que há de pior nele e o torna muito mais violento e brutal.

Isso tudo faz dele uma adição muito interessante para uma sequência. Isso porque, caso realmente apareça em Venom 3, ele pode ser aproveitado como um grande antagonista ao invés do vilão clássico. Como dito, ele termina Tempo de Carnificina chamando os simbiontes de monstros, dando a entender que ele deve usar o poder do Toxina para caçar Eddie Brock e Venom. E por mais repetitivo que seja ver uma terceira briga de simbiontes na tela, ter alguém que é bom usando os poderes do simbionte e batendo de frente com os métodos do protagonista pode render momentos interessantes.

Ao mesmo tempo, isso não descarta a possibilidade de os dois personagens juntarem forças contra alguma ameaça ainda maior. Esse tipo de parceria já se tornou um clichê de histórias de heróis e a franquia Venom não parece se importar em replicar essa estrutura.

Continua após a publicidade

E o Homem-Aranha? 

Além do Toxina, Venom 3 deve marcar também a formação definitiva do Aranhaverso com a participação do Homem-Aranha de Tom Holland. Como a cena pós-crédito de Tempo de Carnificina apontou, a crise no multiverso colocou os personagens coexistindo no mesmo mundo e tudo leva a crer que o Escalador de Paredes original vai se deparar com Venom e Toxina no futuro.

É esse encontro que nos leva a crer que Toxina deve ser mais um antagonista do que um aliado, já que o que todo mundo quer ver é Peter Parker e Eddie Brock lutando lado a lado e o simbionte de Patrick Mulligan é a ameaça perfeita para justificar essa união improvável.

Vale pontuar ainda que, quando Venom 3 chegar aos cinemas (lembrando que ele sequer foi anunciado), o Aranhaverso da Sony também vai contar com Morbius e pode ser que o filme do Vampiro Vivo também traga indícios da trama que o estúdio quer construir para seu universo cinematográfico. Até lá, vamos ter que seguir especulando.