Publicidade

Star Wars | O que aconteceu com o primeiro sabre de luz de Anakin Skywalker?

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Junho de 2022 às 15h30

Link copiado!

Lucasfilm
Lucasfilm
Tudo sobre Walt Disney Company

Mais do que mostrar a transformação de Obi-Wan (Ewan McGregor) no mestre Jedi que conhecemos, Obi-Wan Kenobi sacramenta a morte de Anakin (Hayden Christensen) e deixa claro que, daquele ponto em diante, existe apenas Darth Vader. Em um confronto bastante épico, vemos que toda a amizade e os bons sentimentos ficaram para trás.

E isso é representado também visualmente nos sabres de luz. Em termos cronológicos, a série do Disney+ é a primeira vez em que vemos Anakin usar o sabre vermelho, abandonando de vez a arma azul que ele empunhava até então. É uma dica bastante clara de que ele já é outra pessoa.

Contudo, o mais curioso é notar que a arma que se torna icônica do herói — e que é passada para novas gerações — não é o sabre original. Mas afinal, o que aconteceu com o primeiro sabre de luz de Anakin?

Continua após a publicidade

O primeiro sabre de Anakin

A primeira vez que Anakin aparece com um sabre de luz é em O Ataque dos Clones, quando ainda era um Padawan de Obi-Wan. É uma versão até bem genérica da arma, com a sua lâmina azul e uma empunhadura simples.

É com esse sabre que ele mata os Tuskens em Tatooine após descobrir que sua mãe foi morta e que, em Obi-Wan Kenobi, vemos os dois em uma sessão de treinamento.

Continua após a publicidade

Nunca foi mostrado como Anakin conseguiu a arma, mas a mitologia de Star Wars diz que, para se tornar um Padawan, é preciso forjar seu próprio sabre a partir de um pedaço de cristal kyber. E, no caso do jovem Skywalker, isso é feito quando ele é enviado para o planeta Ilum.

Essa informação não está presente em nenhum dos filmes, sendo descrito apenas no livro Star Wars: Absolutely Everything You Need to Know, Updated and Expanded, um guia lançado em 2015 que explica alguns pontos da franquia que sempre permaneceram em aberto. É ali que é dito que o herói tinha apenas 14 anos quando conseguiu fazer a arma e provar seu valor como aprendiz de Jedi.

O problema é que o equipamento não dura muito. Provando ser como qualquer adolescente na galáxia, Anakin perde o sabre pouco depois de construí-lo. Ainda em O Ataque dos Clones, enquanto ele e Padmé (Natalie Portman) ficam presos em uma fábrica de droides, o Padawan tem seu braço preso em uma máquina na linha de produção e uma navalha gigante simplesmente corta a arma pela metade.

Continua após a publicidade

O mais bizarro é que não há muito destaque para isso na história, já que a empunhadura sai voando pela tela como se fosse uma lata de refrigerante qualquer. No máximo, ele faz uma brincadeira sugerindo que isso já aconteceu outras vezes e que Obi-Wan vai matá-lo por isso.

Tanto que, a partir daquele momento, Anakin passa a usar outros sabres nas lutas seguintes. Em determinado ponto, quando os Jedi são cercados por inimigos, alguém arremessa uma arma de lâmina verde que ele usa por um bom tempo, até ela também ser destruída na luta contra Dooku (Christopher Lee) junto com o próprio braço do rapaz.

O sabre definitivo

Continua após a publicidade

O segundo sabre de luz de Anakin é considerado o sabre definitivo de todo o clã Skywalker. É essa versão da arma que vai ser herdada por Luke Skywalker (Mark Hamill) em Uma Nova Esperança e que é entregue a Rey (Daisy Ridley) em O Despertar da Força.

Cronologicamente, o equipamento é criado entre os eventos de O Ataque dos Clones e a animação The Clone Wars. E, assim como a versão anterior, ela também traz a lâmina azul que já lhe é característica, mas com uma empunhadura um pouco mais detalhada.

É com esse sabre que Anakin vai passar todo o período das Guerra Clônicas, treinar Ahsoka Tano até descambar para o Lado Sombrio da Força, em A Vingança dos Sith. Basta lembrar que é com essa mesma lâmina azulada que ele mata todas as crianças no Templo Jedi após a Ordem 66 e que luta contra Obi-Wan em Mustafar.

Continua após a publicidade

E Anakin perde a arma logo após ser derrotado no planeta em chamas. Após cair na lava e estar à beira da morte, ele despeja todo seu ódio contra seu antigo mestre e amigo. Decepcionado com tudo o que aconteceu e acreditando que o jovem está prestes a morrer, Obi-Wan pega o sabre e vai embora para Tatooine.

Tanto que, em Obi-Wan Kenobi, vemos que o Jedi guardou a arma em uma caixa no meio do deserto. E ela vai ficar lá até Uma Nova Esperança, quando é entregue a Luke Skywalker. E o grande herói de Star Wars mantém o sabre até ter sua mão arrancada por Darth Vader em O Império Contra-Ataca.

Depois disso, ele é encontrado por escavadores em Cloud City e acaba chegando nas mãos de Maz Kanata (Lupita Nyong'o), que o entrega a Rey. E a jovem fica com a arma até a luta contra Kylo Ren (Adam Driver) em Os Últimos Jedi para, em A Ascensão Skywaker, reconstrui-la com seu próprio cristal e dando nova vida ao legado dos Skywalker.