Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Star Wars finalmente explica o que há por trás da caverna de Dagobah

Por| 11 de Novembro de 2020 às 21h20

Link copiado!

Star Wars
Star Wars

Em Star Wars: Império Contra-Ataca há uma cena icônica, em que Luke Skywalker, durante seu treinamento Jedi ao lado de Yoda, enfrenta o que acredita ser uma versão de Darth Vader em uma caverna no pantanoso planeta Dagobah. Ao derrotar o vilão, Luke vê seu próprio rosto na máscara de Vader. Como todos os fãs sabem, isso representa muita coisa, mas não se sabia exatamente o que causou essa visão — seria uma alucinação de alguma coisa que ele tomou por lá? Bem, agora essa questão foi respondida.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que o local já é conhecido canonicamente como Caverna do Mal, e apareceu em outras mídias, como na animação Clone Wars e nos quadrinhos da Marvel Comics. Aliás, nessas aparições os roteiristas oficializaram esse um ponto em que Jedis vão para confrontar seus piores medos — isso também aconteceu com o próprio Yoda e Kylo Ren. Entretanto, ainda assim não houve uma explicação sobre a razão disso acontecer por ali.

Continua após a publicidade

Eis que, na segunda-feira (9), Star Wars lançou o romance From a Certain Point of View: The Empire Strikes Back, uma antologia de 40 histórias que celebram os 40 anos de O Império Contra-Ataca. E, em um dos capítulos, vimos um conto sendo narrado do ponto de vista interno da Caverna do Mal. A trama revela que há uma entidade que vive ali encontrando usuários da Força há “um milênio”.

Com isso, essa “presença” aprendeu conceitos como tempo, pensamentos, memórias e medo. Essa combinação de elementos permite que a entidade “sinta” a mente de quem entra na caverna, permitindo que ela projete seus medos mais profundos. Yoda, curiosamente, parece ser o único a visitar a caverna várias vezes.

Dagobah é um dos planetas mais ricos em Força

Em Star Wars, Dagobah é um epicentro de Força — e a Caverna do Mal é justamente a razão disso. Como o local ganhou cada vez mais destaque ao longo dos anos, inclusive com a revelação desta semana, é bem possível que a região passe a ser mais explorada nas próximas tramas — sejam nos novos livros da Nova República ou nos futuros filmes, quadrinhos e animações. Afinal, sempre que aparecem padawans poderosos, a Caverna do Mal está presente.

Continua após a publicidade

E, pelo menos até agora, tudo faz sentido nessa história. A Caverna do Mal tem uma dinâmica interessante com Yoda. Ela percebe que o veterano Mestre Jedi "confiava na minha escuridão", já que Yoda sempre procurava enfrentar seu medo e aprender com ele. E, de certa forma, isso se conecta com os ensinamentos finais de Yoda a Luke em Os Últimos Jedi: “o maior professor, o fracasso é”.

Fonte: ScreenRant