Star Wars | Teoria sugere que Obi-Wan escondeu Luke dos rebeldes, não do Império

Star Wars | Teoria sugere que Obi-Wan escondeu Luke dos rebeldes, não do Império

Por Beatriz Vaccari | 22 de Outubro de 2020 às 18h45
Divulgação / Lucasfilm

Como os fãs de Star Wars já sabem, Obi-Wan Kenobi passou anos escondido de Darth Vader e do Império em Tatooine, onde passou a vigiar o crescimento de Luke Skywalker à distância. No entanto, embora a situação do Mestre Jedi pareça bem simples, teorias de fãs sugerem que possa haver mais do que isso.

Diretamente do Reddit, um fã propôs que, além do Império, Obi-Wan estaria se escondendo da Aliança Rebelde por três motivos específicos. Primeiro, ele acreditava que seu envolvimento tornaria Vader, e consequentemente o Império, mais determinados a erradicar os rebeldes de uma vez por todas. Ao permanecer escondido, ele permitiu que a oposição aos vilões crescesse sem a ameaça da vingança pessoal de Vader.

Em segundo lugar, ele pode ter escondido Luke da Aliança Rebelde porque pensou que eles iriam querer usar o filho de um Jedi como um símbolo de esperança para aumentar seu exército — o que poderia trazer atenção indesejada para o jovem Skywalker. Finalmente, Obi-Wan pode ter se sentido culpado pela maneira como Anakin acabou cedendo para o lado sombrio da Força e temia que os rebeldes descobrissem a verdade — culpando-o também.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Este último motivo explicaria porque Obi-Wan Kenobi esteve tão distante de Luke enquanto adolescente; e porque ele não o treinou antes para ser um Jedi — temendo que o jovem Skywalker tivesse o mesmo destino que Anakin.

Vergonha pessoal teria distanciado Obi-Wan de Luke? (Imagem: Divulgação / Lucasfilm)

"Vader é alimentado por seu ódio por Obi-Wan e não pararia por nada para destruí-lo ou destruir qualquer coisa associada a ele", escreveu o usuário do Reddit, para sustentar a primeira teoria. Vader não sabia o que tinha acontecido a Obi-Wan depois do duelo em Mustafar. Se ele soubesse que seu antigo mestre não apenas ainda estava vivo, mas que também fazia parte de uma rebelião, Vader provavelmente teria caçado Obi-Wan e destruído todos que estivessem em seu caminho.

A Aliança Rebelde sobreviveu como grupos pequenos e desconectados por muitos anos antes disso. Se o vilão tivesse ido atrás dessas aglomerações na perseguição à Obi-Wan, poderia ter esmagado os rebeldes antes que sequer tivessem uma chance. Mas Obi-Wan ficou de fora, mantendo sua localização em segredo de todos, exceto alguns amigos de confiança, o que deu aos opositores ao Império uma chance melhor de sobreviver e de ser manterem no anonimato.

Quanto a esconder Luke dos rebeldes, também é um pensamento que faz sentido, embora não hajam tantas evidências que o sustente. Como a teoria sugere, não era de conhecimento de ninguém que Anakin Skywalker e Darth Vader eram a mesma pessoa. Em vez disso, acreditava-se que Anakin morreu com o resto dos Jedi na Ordem 66, sendo considerado um herói pela Aliança Rebelde. Se esse grupo soubesse de Luke, poderia ter usado essa informação a seu favor, espalhando a notícia de que o filho de um dos mais poderosos Jedi estava ao seu lado. Porém, esse tiro poderia ter saído pela culatra, uma vez que a novidade chegaria facilmente a Vader, levando-o a encontrar o Skywalker mais novo e, possivelmente, a destruir os rebeldes.

Será que os rebeldes sabiam que o sobrenome de Luke é Skywalker? (Imagem: Divulgação/Lucasfilm)

Por outro lado, não se sabe se os rebeldes de fato sabiam que Luke era um Skywalker. Anakin foi proeminente durante as Guerras Clônicas, mas, após a ascensão do Império, os Jedi acabaram sendo rotulados como uma organização opressora. A partir do momento em que a Aliança Rebelde foi formada, muitos passaram a acreditar que os Jedi e a Força eram apenas um mito. Dependendo da idade e do conhecimento dos rebeldes sobre os Jedi, muitos podem não ter visto Anakin como um herói — isso se tivessem ouvido falar sobre ele.

Embora essa vergonha de Obi-Wan parecesse explicar o motivo pelo qual ele não treinou Luke mais cedo, outras histórias de Star Wars apresentam razão diferente. De acordo com os quadrinhos e o conto canônico Time of Death, Obi-Wan ficou de fora da vida de Luke a pedido de Owen Lars, que criou secretamente o jovem Skywalker.

Owen não sabia que Anakin havia se tornado Darth Vader, acreditando que seu meio-irmão estava morto; e que Obi-Wan era o responsável. Com isso, ele acabou proibindo Obi-Wan de treinar Luke e foi inflexível na decisão sobre os Jedi, determinando que ficassem completamente fora de suas vidas. Apesar disso, Obi-Wan continuou a proteger o menino e sua família sempre que necessário, mas manteve distância, respeitando a vontade de Owen.

Obi-Wan teve medo de Luke ter o mesmo destino do pai? (Imagem: Divulgação / Lucasfilm)

Isso dá a Obi-Wan uma razão externa para não treinar Luke, mas não necessariamente descarta essa vergonha pessoal. Afinal, ele concordou com os termos de Owen sobre ficar fora da vida de Luke; entretanto, como mentor de Anakin, é natural que Obi-Wan se sinta culpado pela maneira como seu ex-aluno acabou tornando-se um perigoso vilão. Obi-Wan definitivamente não gostaria de cometer os mesmos erros novamente, caso tivesse aceitado treinar Luke.

E você, o que acha dessa teoria? Conte para nós nos comentários.

Fonte: CBR

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.