Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sombra e Ossos | Entenda o universo da nova série de fantasia da Netflix

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Abril de 2021 às 15h00

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

A Netflix está apostando todas as fichas no lançamento que acontece nesta semana, que também é um dos mais aguardados não só do mês de abril, como do ano. Estamos falando de Sombra e Ossos, conhecida também pelo nome original em inglês Shadow and Bone, trama que vem sendo considerada a nova Game of Thrones mesmo antes da sua estreia.

A produção é uma adaptação de uma série de livros de mesmo nome da autora Leigh Bardugo, que vêm sendo publicados desde 2012. A história de Sombra e Ossos acontece no universo Grisha, ou Grishaverso, um mundo destruído pela guerra, com foco na personagem Alina Starkov, que acaba de descobrir que tem um poder tão incrível que pode ajudar na libertação do seu país.

Continua após a publicidade

No entanto, ela precisa enfrentar algumas ameaças, como a Dobra das Sombras, e será preciso treinar um exército de elite de soldados mágicos, estes conhecidos como Grisha. Durante essa trajetória, com os jovens aprendendo a controlar seus poderes, Alina acaba descobrindo que somente a magia não será suficiente para sobreviver às ameaças e que nem tudo é o que parece.

Ficou curioso com a sinopse? Então continue por aqui e confira um pouco mais sobre o lançamento mais esperado da Netflix!

A próxima Game of Thrones? Como assim?

Continua após a publicidade

Sombra e Ossos já vem sendo comparada com Game of Thrones mesmo antes do seu lançamento, e a comparação faz bastante sentido. Se você analisar os livros já publicados, verá que existe um universo bastante complexo e com algumas divisões, assim como acontecia na série da HBO, com diversos grupos de personagens, regiões e cenários diferentes. Além disso, ambas as séries falam sobre um mundo ficcional, mas fazendo analogias ao mundo real, às coisas que são possíveis em nosso universo.

Enquanto Westeros, de Game of Thrones, era uma analogia ao Reino Unido e Braavos à Veneza, por exemplo, em Sombra e Ossos o país Ravka é uma referência à Rússia do início de 1800, e a cidade de Ketterdam é como se fosse uma Amsterdã antiga. Todo esse mundo ficcional, apesar de ser extremamente irreal, acaba sendo interessante de assimilar e fazer comparações com a realidade política e de guerras.

Falando em guerras e política, assistiremos a diferentes reinos e países no Grishaverso, cada um com suas leis. É quando vemos uma disputa entre cada um desses pequenos universos para uma conquista ainda maior, lembrando bastante a disputa pelo trono de ferro na série da HBO. Cada um dos personagens tem seus segredos, entre os protagonistas e anti-heróis, todos desempenhando ações diferentes que definem suas características mais complexas.

Continua após a publicidade

Como uma boa produção de fantasia, Sombra e Ossos conta com o uso de CGI para criar efeitos visuais que irão retratar toda a mágica por trás do Grishaverse, uma vez que o uso de poderes acaba sendo um dos maiores atrativos da trama.

O que é o Grishaverso?

O Grishaverso, basicamente, é o termo usado para falar de todas as histórias dos livros de Leigh Bardugo, que se passam durante a Rússia Imperial. Existe a trilogia Shadow and Bone principal, que consiste em Sombra e Ossos, Sol e Tormenta e Ruína e Ascensão, a duologia com os livros Six of Crows: Sangue e Mentiras, e Crooked Kingdom: Vingança e Redenção, e então outra duologia com King of Scars e Rule of Wolves.

Continua após a publicidade

Você deve estar se perguntando quem é Grisha, certo? Não, Grisha não é o nome da protagonista, mas sim a palavra usada para se referir às pessoas que têm o poder da mágica. O termo "mágica", no entanto, não é usado na série, mas sim "pequena ciência". Esses poderes podem manipular qualquer coisa que estiver ao seu redor.

Entre os Grishas existem hierarquias, como os Corporalki, que são considerados os mais poderosos de Ravka. Eles têm a capacidade de controlar o fluxo sanguíneo e os batimentos cardíacos, podendo usar isso para matar alguém facilmente. Existem ainda as hierarquias Etherealki e Materialkios, que contam com diversos subgrupos que envolvem magias como o poder da cura, a manipulação do fogo, da água ou do vento, e ainda os Grishas que podem manipular a matéria sólida, como pedras, e os que fazem manipulações químicas, provocando explosões, entre muitos outros poderes.

Principais personagens

Continua após a publicidade

O universo de Sombra e Ossos vai nos apresentar à complexidade de todos os personagens, mas vamos te preparar para conhecer melhor os principais, começando por Alina Starkov, claro. Interpretada por Jessie Mei Li, a adolescente órfã descobre que conta com um poder raro e capaz de mudar o mundo. A descoberta acontece durante uma missão, transformando a vida pacata que tinha em uma pequena vila.

Também vamos conhecer o General Kirigan, ou The Darkling, personagem de Ben Barnes que é o líder de um dos exércitos da trama. Misterioso e cheio de poderes, ele é a única pessoa que habita o planeta Terra que é capaz de atrair a escuridão. Suas habilidades o transformaram em uma pessoa isolada e que não pode ser confiada.

Kaz Brekker (Freddy Carter) é um adolescente conhecido por topar cumprir qualquer missão, independente do quão perigosa ou violenta ele pode ser, e por isso ele conta com o apelido Dirtyhands, que na tradução significa "mãos sujas". Vamos conhecer também Inej Ghafa (Amita Suman), ou The Wraith, que é o braço direito de Kaz. Inej conta com o poder de entrar em qualquer ambiente, subir qualquer parede e entrar em qualquer prédio, basicamente contando com as habilidades e reflexos de um felino.

Nina Zenik, personagem de Danielle Galligan, é uma pessoa com uma personalidade marcante, extremamente fiel ao seu país e que coloca a necessidade da comunidade acima da sua. Já Jesper Fahey, interpretado por Kit Young, não é uma pessoa muito confiável por ser arrogante e um tanto quanto "sem noção". Ele tem poderes, mas não os usa devido a um trauma de infância. A série também traz o personagem Matthias Helvar, interpretado por Calahan Skogman, um soldado nada amigável que sofre com as consequências de ter vivido anos muito difíceis de sua vida.

Continua após a publicidade

Está preparado para conferir essa nova saga? Sombra e Ossos estreia nesta sexta-feira (23) na Netflix.

Com informações de: Screen Rant, Entertainment Weekly