Publicidade

Roteiristas chegam a acordo provisório e greve em Hollywood fica perto do fim

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/SAG-AFTRA
Reprodução/SAG-AFTRA

Depois de quase cinco meses, a greve de roteiristas de Hollywood pode estar bem perto do fim. O sindicato que representa a categoria (a WGA, na sigla em inglês) anunciou que chegou a um acordo provisório com os grandes estúdios que parece encaminhar para o fim todo o entrave que paralisou a indústria cinematográfica e forçou o adiamento de diversos projetos.

Os profissionais estavam em manifestação desde o último dia 2 de maio e exigiam uma revisão nos contratos de trabalho, que ainda seguiam uma lógica já bastante datada do início dos anos 2000. Entre as suas reivindicações, eles pediam um novo cálculo para o pagamento dos chamados residuais, valores pagos quando uma série ou filme é reexibido na TV. Contudo, na era do streaming, esse tipo de bonificação praticamente desapareceu, penalizando os escritores. Além disso, a própria estrutura dos seriados e o uso da inteligência artificial também se tornaram ponto de conflito nas negociações.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

E, após exatos 146 dias de protestos em frente aos estúdios e até algumas discussões bastante acaloradas com executivos, parece que a WGA e a AMPTP, que representa as grandes produtoras de Hollywood, chegaram a um acordo.

Os detalhes do acordo não foram detalhados ainda, já que há equipes dedicadas ainda a analisar e definir os pormenores dos novos contratos. Contudo, o sindicato dos roteiristas não demorou a celebrar a conquista nas redes sociais e aproveitou para determinar o fim dos piquetes e manifestações organizados pelos trabalhadores ao longo desses cinco meses. Ainda assim, a greve e as paralisações continuam até que o contrato definitivo seja apresentado e assinado — o que pode acontecer já nesta semana.

O tal acordo provisório foi costurado após uma sequência intensa de reuniões e discussões entre representantes da WGA e da AMPTP — incluindo figurões como Bob Iger, Ted Sarandos e David Zaslav, CEOs da Disney, Netflix e Warner Discovery, respectivamente. Durante cinco dias, eles debateram propostas e termos até chegar à versão que está sendo atualmente analisada e revisada.

Próximos passos

Como dito, a greve dos roteiristas de Hollywood não está suspensa, o que significa que os profissionais seguem sem produzir nada até segunda ordem. A conquista da categoria no último fim de semana é, por enquanto, apenas uma grande sinalização de que as coisas estão muito perto do fim.

Continua após a publicidade

Ainda assim, as lideranças da WGA pediram para que os seus associados sigam na luta por direitos, principalmente ao apoiar outra greve em andamento, a dos atores. O sindicato dos artistas, o SAG-AFTRA, foi um dos principais aliados dos roteiristas nesses cinco meses e ajudou a dar mais visibilidade para o seu movimento, então a recomendação é que os escritores ajudem a dar força aos protestos e manifestações dos atores.

Por outro lado, o próprio SAG-AFTRA parabenizou a WGA pela conquista e a resiliência de seus membros de conseguirem suportar todas as pressões durante todo esse tempo. Até porque os roteiristas são considerados uma categorias bem mais vulnerável do que os atores, que contam com o peso de celebridades para forçar os estúdios a ouvirem suas demandas.

Assim, o simples fato de os roteiristas já terem conseguido chegar a um acordo pode ser visto como um sinal bastante positivo de que os atores também podem estar próximos de conseguirem o seu — o que representaria o fim geral da greve e a normalização das atividades em Hollywood. Contudo, isso ainda é algo que deve se desenrolar ao longo das próximas semanas.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*