Publicidade

Rainha do Terror | 7 filmes e séries inspirados nos livros de Anne Rice

Por| 30 de Maio de 2024 às 19h06

Link copiado!

Divulgação/Warner Bros e AMC
Divulgação/Warner Bros e AMC

Embora tenha se tornado mais conhecida no Brasil devido à adaptação para o cinema de seu livro Entrevista com o Vampiro, Anne Rice foi uma autora de ficção gótica que alcançou fama mundial por popularizar e trazer complexidade aos vampiros na literatura.

Nascida em 1941, em Nova Orleans, nos EUA, Rice sempre sonhou em ser escritora, mas começou de fato a trabalhar profissionalmente com literatura no começo da juventude, quando publicou seu primeiro romance – o aclamado Entrevista com o Vampiro – aos 22 anos.

Continua após a publicidade

O livro foi o primeiro de uma franquia de 13 volumes chamada Crônicas Vampirescas, na qual a autora acompanhava a vida do personagem Lestat de Lioncourt, um nobre francês transformado em vampiro no século XVIII. Além dele, Anne também falava em suas obras sobre outros tipos de criaturas místicas como bruxas, múmias, lobisomens e anjos.

O mundo religioso, inclusive, sempre foi motivo de curiosidade para Anne Rice, que teve uma criação cristã. Foi por muito anos agnóstica, mas chegou a se converter ao catolicismo em alguns momentos de sua vida. Não à toa, ela também já publicou muitas obras de ficção bíblica, que ganharam bastante notoriedade mundo afora.

Trafegando entre vampiros centenários, o reino dos céus e até a literatura erótica (outra de suas incursões no mundo da escrita), a autora teve várias de suas obras adaptadas para o audiovisual, fossem em filmes ou em livros. Para conhecer um pouco desse material, o Canaltech montou uma lista de sete filmes e séries inspirados nos livros de Anne Rice que valem a pena conhecer e dar o play.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

7. Entrevista com o Vampiro (filme)

Entrevista com o Vampiro, livro mais famoso de Anne Rice, deu origem a um filme estrelado por Brad Pitt e Tom Cruise, que virou frisson em 1994. Dirigido por Neil Jordan e responsável por apresentar para o mundo a pequena Kirsten Dunst, na época uma garotinha de doze anos, o título foi bem fiel ao livro, mostrando as memórias do vampiro Louis (transformado em criatura noturna pelo personagem Lestat), quando ele decide contá-las para um jornalista.

Indicado ao Oscar de Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora Original, a obra virou referência entre os filmes de vampiro da época e ajudou a popularizar o livro de Rice no Brasil – traduzido aqui por ninguém menos do que Clarice Lispector. Além do trio de protagonistas, o longa contava ainda com Antonio Banderas e Stephen Rea em seu elenco.

Continua após a publicidade

Entrevista com o Vampiro pode ser assistido no Amazon Prime Video.

6. A Rainha dos Condenados

Em 2002, uma sequência independente do filme chegou aos cinemas. Chamado de A Rainha dos Condenados, o longa-metragem de terror possuía um elenco completamente diferente do filme de 1994 e era baseado no livro de mesmo nome escrito por Anne Rice misturado a algumas passagens da obra O Vampiro Lestat.

Continua após a publicidade

Dirigido por Michael Rymer, se passa em um EUA moderno, em que Lestat se tornou uma estrela do rock e sua música desperta Akasha, a rainha de todos os vampiros. Para impedir que a divindade o transforme em seu rei e continue a influenciar Jesse, uma jovem fascinada pelas criaturas noturnas, ele une forças com outros vampiros, que lutam para impedir a sua própria extinção.

Uma bomba nas bilheterias, o filme foi estrelado pela atriz e cantora de R&B Aaliyah, que morreu em um acidente aéreo pouco após finalizar suas gravações.

A Rainha dos Condenados está disponível para compra e locação no iTunes e Amazon.

5. A Festa de Todos os Santos

Continua após a publicidade

Minissérie do Showtime dividida em dois episódios (e exibida em alguns lugares em formato de filme), A Festa de Todos os Santos é um romance histórico com origem em um dos poucos livros de Anne Rice que não são sobre vampiros. Com uma história fictícia, mas baseada em acontecimentos reais, ela fala sobre as origens mestiças da cidade de Nova Orleans.

Dirigida por Peter Medak, a produção se passa antes da Guerra Civil e tem como foco o aparecimento de pessoas pardas na cidade, nascidas da relação entre fazendeiros ricos e mulheres negras locais. Grupo social que começa a ganhar corpo, eles vivem entre o mundo do privilégio branco e da opressão negra, estando intrinsecamente ligados a história e desenvolvimento da região.

A Festa de Todos os Santos não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

Continua após a publicidade

4. O Amor é uma Grande Fantasia

Comédia policial dirigida por Garry Marshall, O Amor é Uma Grande Fantasia é um título de 1994 inspirado no romance de mesmo nome de Anne Rice. Embora a obra original seja um romance erótico, que se passa em um resort BDSM, a adaptação dos anos 90 apostou em uma versão alternativa e divertida da sua premissa, que mesmo assim não agradou ao público devido ao tema ousado.

Estrelado por Rosie O'Donnell, Dan Aykroyd e Paul Mercurio, o título segue os passos de um homem que decide passar uns dias em uma ilha paradisíaca onde todas as suas fantasias sexuais podem ser realizadas. Antes de embarcar para o passeio, no entanto, ele fotografa sem querer um grupo de contrabandistas e passa a ser perseguido por eles e dois policiais de Los Angeles em seu curioso destino.

Continua após a publicidade

O Amor é uma Grande Fantasia não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

3. O Jovem Messias

Drama bíblico, O Jovem Messias é um longa-metragem do diretor Cyrus Nowrasteh, baseado no romance Cristo Senhor - A saída do Egito lançado por Rice em 2005. Escrito pela autora após ela retornar para a Igreja Católica no final dos anos 90, o livro ganhou uma continuação (essa ainda sem adaptação) em 2008.

Continua após a publicidade

Estrelado por Adam Greaves-Neal, na pele do pequeno protagonista, o filme mostra Jesus aos sete anos, vivendo com os pais no Egito e desconfiado de que eles escondem algo a respeito de seu nascimento. Ao saberem que o Rei morreu, a família decide então voltar para Nazaré, sem imaginar que o herdeiro do trono tem um plano para matar o pequeno Messias.

O Jovem Messias pode ser visto no Amazon Prime Video e no Telecine.

2. Entrevista com o Vampiro (série)

Continua após a publicidade

Uma das mais recentes adaptações de Anne Rice para a TV, Entrevista com o Vampiro é uma série lançada pela AMC em outubro de 2022. Atualmente em sua segunda temporada, ela adapta a clássica história gótica da autora, mas, diferente do filme, dando protagonismo a um homem negro e queer não publicamente assumido.

Nesta versão moderna, Louis, o vampiro que compartilha suas memórias com um jornalista, sofre muito com os preconceitos relacionados a sua cor de pele, ao mesmo tempo em que tem uma relação amorosa com Lestat – escancaradamente mostrada ao público e não deixada nas entrelinhas como no filme.

A primeira temporada de Entrevista com o Vampiro pode ser assistida no Amazon Prime Video. A segunda temporada, em exibição nos EUA, ainda não tem data para chegar ao Brasil.

1. As Bruxas Mayfair de Anne Rice

Continua após a publicidade

Outra série baseada em uma história de Anne Rice recentemente produzida pela AMC – que comprou os direitos de adaptação de 18 romances da autora –, As Bruxas Mayfair estreou em janeiro de 2023 na emissora. Inspirada pela trilogia de romances Lives of the Mayfair Witches, a série faz parte do chamado Universo Imortal do canal, um mundo compartilhado que eles criaram exclusivamente para as histórias de Rice.

Estrelada por Alexandra Daddario, de True Detective, a produção segue os passos da neurocirurgiã Rowan Fielding, que após a morte da mãe descobre ter herdado um casarão em Nova Orleans e ser a herdeira da dinastia Mayfair. Ao chegar no local, porém, ela descobre um antigo e poderoso segredo de sua família: as mulheres Mayfair possuem poderes sobrenaturais.

As Bruxas Mayfair de Anne Rice chega ao Amazon Prime Video em 19 de junho.