Publicidade

Quando Sandman estreia na Netflix?

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Julho de 2022 às 18h30

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

Uma das adaptações de quadrinhos mais esperadas de todos os tempos, Sandman finalmente vai ganhar sua versão em live-action na Netflix em breve. Depois de várias transformações no projeto, a clássica HQ de Neil Gaiman vai virar série e está prestes a chegar ao streaming.

E essa foi uma jornada que deixou os fãs ansiosos e aflitos por muito tempo. Isso porque os rumores e conversas sobre levar as histórias do Deus dos Sonhos para fora dos gibis é algo que vem circulando em Hollywood há muito tempo, a ponto de a adaptação se tornar uma lenda — ou, ainda pior, algo feito de qualquer jeito.

A boa notícia é que a confirmação de que os quadrinhos iriam virar uma série produzida pela Netflix com envolvimento direto de Gaiman e com um grau de fidelidade incrível mostra não só um respeito enorme com a obra original como também que toda a preocupação que permeou os fãs pela última pode ser deixada de lado.

Continua após a publicidade

O que é Sandman?

Se você caiu de paraquedas em meio ao hype do pessoal e não faz ideia do que se trata Sandman, a gente explica. Não tem nada a ver com o vilão do Homem-Aranha que apareceu em Sem Volta para Casa, mas com um dos quadrinhos mais aclamados das últimas décadas, um verdadeiro clássico cult que marcou toda uma geração.

Sandman é uma série de HQs publicada pela Vertigo, o antigo selo adulto da DC, e escrita pelo britânico Neil Gaiman — o mesmo de Deuses Americanos e Coraline, apenas para citar algumas de suas obras mais famosas. Contudo, apesar da popularidade dessas histórias, nenhuma se iguala à história do Deus dos Sonhos.

Continua após a publicidade

No finalzinho dos anos 1980, a indústria de quadrinhos dos EUA vivia a chamada Invasão Inglesa, que foi um período em que autores e artistas vindos da Inglaterra passaram a dar sua visão sobre o mundo dos super-heróis, seja reimaginando clássicos ou criando os seus próprios. Watchmen de Alan Moore é o exemplo mais claro disso.

Foi quando a DC trouxe Neil Gaiman para revitalizar um personagem um tanto quanto esquecido da sua galeria de personagens. Sandman era um herói da Era de Ouro da editora bastante desconhecido que combatia o crime usando uma estranha máscara e botando os bandidos para dormir. Só que Gaiman decidiu ignorar tudo isso e fazer sua própria interpretação desse universo, misturando muitos elementos místicos e esotéricos a esse personagem que, agora, era literalmente uma divindade.

As primeiras histórias desse novo Sandman foram publicadas originalmente em novembro de 1988 e foram um sucesso imediato, mostrando o retorno de Morpheus, a entidade responsável pelo Sonhar, depois de passar todo o século XX aprisionado.

Continua após a publicidade

A partir daí, as histórias acompanham esse protagonista na tentativa de reconstruir seu reino ao mesmo tempo em que desenvolve todo o universo à sua volta, incluindo os irmãos de Morpheus e todo o lado místico que nunca dava as caras nas revistas dos heróis.

E tudo isso é feito de uma forma bem coesa, costurando Batman e Constantine com Caim e Abel, trazendo Lúcifer para a roda e ainda misturando outras mitologias, o que fez com que o quadrinhos fosse sempre muito rico nesse aspecto cultural. Em paralelo, a escrita de Gaiman também era muito certeira nas críticas, trazendo mensagens e apontamentos no subtexto que elevavam muito a qualidade de cada edição. Por isso mesmo, Sandman se tornou um clássico atemporal.

A novela por trás da adaptação

Continua após a publicidade

Por ser uma HQ tão influente e popular, era óbvio que Hollywood ia crescer os olhos para ela à medida que as adaptações de gibi iam se tornando cada vez mais lucrativas no cinema. Por isso, as conversas sobre trazer um live-action de Sandman circulam há anos.

A primeira vez que ouvimos falar sobre o assunto foi durante a San Diego Comic-Con de 2007, quando o próprio Neil Gaiman começou a comentar a possibilidade. Sem dar muitos detalhes, ele dizia que um filme de sua obra parecia estar perto de acontecer, mas que ele só permitiria caso confiasse realmente no projeto e que tivesse algum produtor realmente apaixonado para encabeçar o projeto.

Continua após a publicidade

Só que as coisas não avançaram muito e o papo de adaptação só retornou em 2013, quando Joseph Gordon-Levitt (500 Dias com Ela) surgiu dizendo que iria produzir o longa juntamente com David Goyer. Até um roteirista chegou a ser nomeado na época.

Tudo parecia certo, mas a realidade se provou mais complicada. Até porque, três anos depois, o próprio ator disse que estava se afastando do projeto por causa de supostas diferenças criativas. As razões nunca foram detalhadas, mas Gordon-Levitt sugeriu que sua visão do personagem e da HQ não eram a mesma da New Line, que detinha os direitos da adaptação. Morria assim a tentativa de levar o clássico para o cinema.

Quando Sandman estreia na Netflix

Dessa forma, Sandman voltou para o limbo por quase uma década até ter sido confirmado como uma série na Netflix. Desta vez, parece que as coisas foram menos conturbadas e a produção conseguiu evoluir em um bom ritmo — ainda mais com uma pandemia no meio.

Continua após a publicidade

Assim, Sandmanserá lançada na Netflix no dia 5 de agosto. A primeira temporada terá 10 episódios e, levando em conta a extensão da obra original nos quadrinhos, é bem provável que tenhamos uma renovação em breve — isso, é claro, se os fãs aprovarem.