Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual foi a história do "11 de setembro brasileiro" que vai virar filme?

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Setembro de 2023 às 19h30

Link copiado!

Reprodução/YouTube/Star+
Reprodução/YouTube/Star+

Uma das tragédias mais famosas da aviação nacional, o caso do Voo 357 vai ganhar uma adaptação para o audiovisual que chegará aos cinemas em dezembro de 2023. A história é considerada "o 11 de setembro brasileiro", embora tenha acontecido 13 anos antes do crime que devastou os Estados Unidos e com um desfecho bem diferente.

Intitulado Sequestro do Voo 375, o longa dirigido por Marcus Baldini (Bruna Surfistinha) se passa no dia 29 de setembro de 1988, quando Raimundo Nonato da Conceição, um homem humilde e insatisfeito com a situação política do país que culminava na falta de emprego para sua família, entrou armado no avião que partia de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro e anunciou o sequestro.

Continua após a publicidade

O objetivo dele era desviar a rota da aeronave para Brasília e fazê-la colidir com o Palácio do Planalto e matar o então presidente José Sarney. Vale lembrar que, nessa época, os aeroportos não contavam com equipamentos de raio-x, o que permitiu que o homem embarcasse armado.

Munido de um revólver calibre 32, Raimundo matou o copiloto Salvador Evangelista e tentou forçar o comandante Fernando Murilo de Lima e Silva a alterar o trajeto do avião, mas o aviador conseguiu realizar a manobra tonneau e desestabilizar o assaltante.

Tal manobra consiste em fazer o avião dar um giro completo em torno de seu eixo longitudinal — ou seja, um giro lateral em 360º. Essa manobra é normalmente realizada por aviões acrobáticos e essa foi a primeira vez em que foi feita em uma aeronave comercial. O resultado foi que, depois disso, o piloto conseguiu fazer um pouso de segurança em Goiânia.

Continua após a publicidade

Ao desembarcar, após um período de negociação com a Polícia Federal, Raimundo levou três tiros e acabou morrendo dias depois por causa de uma infecção.

Anos mais tarde, em 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos passaram por algo parecido quando as aeronaves da American Airlanes foram sequestradas pelo grupo fundamentalista islâminco Al-Qaeda que tinham como objetivo atingir a sede do Executivo dos Estados Unidos. Ao todo, os prédios atingidos foram dois nas torres gêmeas World Trade Center, o Pentágono e também uma área desabitada no Estado da Pensilvânia.

Sequestro do Voo 375: o que esperar do filme?

Continua após a publicidade

O primeiro trailer oficial do filme mostra que a história será bem fiel aos fatos reais e que a trama será repleta de ação. O elenco é encabeçado por Danilo Grangheia como o comandante Fernando Murilo e Jorge Paz como Raimundo Nonato. Além deles, a trama conta ainda com Juliana Alves, Wagner Santisteban, Arianne Botelho, Diego Montez, Claudio Jaborandy, Johnnas Oliva, entre outros.

Quem quiser conferir o longa, poderá assisti-lo a partir do dia 7 de dezembro, nos cinemas.