Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que Batwoman foi cancelada? O que deu errado?

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Maio de 2022 às 11h50

Link copiado!

The CW
The CW

Não deu para Batwoman. A The CW cancelou a série da heroína depois de apenas três temporadas, pegando toda a produção e o elenco de surpresa. Com isso, o seriado se torna o mais breve de todo o Arrowverse, o universo compartilhado de super-heróis da DC construído pela emissora.

O anúncio do fim do show foi feito pela própria showrunner, Caroline Dries, em seu perfil no Twitter. Em uma postagem, ela confirmou que não haveria uma quarta temporada e que estava muito agradecida por tudo o que ajudou a construir para a personagem ao longo de 51 episódios e por ter trabalhado com todos os envolvidos.

Continua após a publicidade

Nas redes sociais, o elenco também expressou seus sentimentos pelo cancelamento prematuro da série.

A protagonista Javicia Leslie fez um texto muito emocionado se despedindo da personagem, destacando o quanto ter uma Batwoman negra foi importante não só para ela, mas por tudo aquilo o que essa representatividade significou para tanta gente. Já a atriz Meagan Tandy diz doer muito não poder ver o desenvolvimento de sua Sophie na TV.

Isso só mostra o quanto o cancelamento foi inesperado. Até porque a The CW tem um histórico de sempre renovar suas séries a ponto de todos os seriados do Arrowverse serem bastante longevos, com Flash correndo para sua nona temporada. Até mesmo Legends of Tomorrow, que foi cancelada junto com Batwoman, teve tempo de chegar ao seu sétimo ano.

Então o que aconteceu com a Mulher-Morcego?

Continua após a publicidade

Histórico conturbado

Não há uma explicação oficial do porquê do cancelamento, mas existe uma série de razões que podem ajudar a entender o que aconteceu que resultou no término precoce. O primeiro deles é justamente o histórico bastante conturbado que o seriado sempre trouxe, sendo mais conhecido por suas tretas de bastidores do que por coisas mais positivas.

Exemplo disso é que a história precisou trocar sua protagonista já ao fim da primeira temporada. O programa começou adaptando a Batwoman clássica dos quadrinhos, Kate Kane, vivida pela atriz Ruby Rose. Só que ela deixou o show fazendo uma série de acusações sobre o ambiente de trabalho, alegando abusos e acidentes durante as filmagens em uma lavação de roupa suja de fazer inveja em programas de TV da tarde brasileira.

Continua após a publicidade

Após este episódio, a The CW precisou trocar a atriz principal e foi quando Kate Kane saiu de cena para a entrada de Ryan Wilder, uma personagem criada especialmente para a série e que logo ganhou sua própria versão nas páginas dos quadrinhos DC.

Só que, apesar dessa solução rápida, não há como negar o quanto esse barraco todo sujou a imagem da série. Tanto que, segundo o ScreenRant, a média de audiência do seriado caiu cerca de 20% na segunda temporada, após todas as mudanças terem sido feitas e a sujeira ter sido jogada no ventilador.

Continua após a publicidade

E por mais que a emissora nunca tenha dado um peso muito grande para a audiência na hora de contar suas histórias — Riverdale, por exemplo, segue renovada mesmo tendo um público total inferior a Batwoman —, muita gente vê essas polêmicas como um fator de desgaste e como uma possível razão para o cancelamento.

Futuro incerto da The CW

Outra possibilidade também está nos bastidores, mas dentro de um espectro muito mais corporativo do que realmente criativo. Isso porque a The CW e o próprio grupo Warner estão passando por mudanças e esse período de transição pode ter sido fatal para a Batwoman da mesma forma que foi para Legends of Tomorrow.

Comenta-se já há alguns meses sobre a possibilidade de a WarnerMedia e a ViacomCBS venderem o canal The CW e que esses cancelamentos recentes podem estar relacionados a isso. Tanto que, de acordo com o Deadline, essa é uma decisão que pode ter vindo de alguém acima do presidente da emissora, Mark Pedowitz, um dos grandes defensores de séries mais longas e com uma temporada de encerramento.

Continua após a publicidade

Pelo que o site especula, diante desse suposto período de incertezas, a The CW estaria buscando enxugar suas produções e, com Batwoman dividindo a temática Batman com a vindoura Gotham Knights, a sorte acabou não sorrindo para a jovem heroína.

Além disso, também há a própria compra da Warner Bros pela Discovery, o que também deve ter causado uma dança das cadeiras entre executivos e intensificado essa otimização de custos e desempenho a partir de cortes e cancelamentos. E, diante de tudo o que já foi apresentado sobre o histórico da Batwoman, vê-la entrar na lista de cortes até soa como algo bastante óbvio.

Com informações: Deadline, ScreenRant