Publicidade

Oscar 2022 | Nem todas as categorias serão apresentadas ao vivo

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Lewis Joly / AP
Lewis Joly / AP

O Oscar 2022está chegando e aos poucos as novidades vão aparecendo. Após uma edição fraca em 2021, que registrou a menor audiência da história da premiação, 58% inferior à registrada na cerimônia de 2020, a Academia está pensando em ideias que podem atrair o público novamente.

Uma dessas medidas é que, após quatro anos sem anfitriões, o Oscar terá a apresentação de seu primeiro trio feminino da história. Além disso, a Academia revelou categorias de voto popular para gerar mais engajamento na internet; e a novidade da vez é que nem todas as estatuetas serão entregues ao vivo.

A ideia é que a transmissão seja mais simples e "amigável" à televisão. Oito categorias serão premiadas fora do ar e depois editadas durante a exibição do Oscar. Com um total de 23 categorias, apenas 15 serão de fato entregues ao vivo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Não é a primeira vez que isso acontece numa premiação. O Grammy, por exemplo, já tem a tradição de apresentar apenas os prêmios mais importantes durante a cerimônia ao vivo, entregando a maioria das estatuetas durante o tapete vermelho e depois resumindo tudo em vídeo editado.

Confira quais categorias não serão televisionadas no Oscar 2022:

  • Melhor Documentário em Curta-Metragem
  • Melhor Edição
  • Melhor Cabelo e Maquiagem
  • Melhor Trilha Sonora Original
  • Melhor Design de Produção
  • Melhor Curta-Metragem de Animação
  • Melhor Curta-Metragem
  • Melhor Som

Com a nova medida, a cerimônia começará uma hora antes do previsto justamente para acomodar essas mudanças.

O que muda com a decisão

Continua após a publicidade

O tempo extra obtido com essa decisão deve ser usado para mais diálogos de comédia do trio anfitrião, clipes de filmes e números musicais, explicou um representante Academia.

Ainda assim, é válido dizer que esse movimento está sujeito a críticas, principalmente depois do que aconteceu no Oscar 2019. Na ocasião, a Academia decidiu que vários prêmios "abaixo da linha" seriam apresentados durante os intervalos comerciais da premiação e foi alvo de protestos e acusada de minimizar as contribuições de artistas e produtores menores.

Neste ano, a entidade se antecipou e explicou que a decisão foi tomada buscando um "equilíbrio" visando "uma experiência gratificante no programa". Dessa forma, garantiu que "todos os cineastas e artistas premiados em todas as categorias ainda terão o 'momento Oscar' comemorativo que merecem no palco do Dolby".

Continua após a publicidade

"Para ser claro, todos os indicados em TODAS as categorias de prêmios serão identificados no ar e os discursos de aceitação de TODOS os vencedores serão apresentados na transmissão ao vivo", esclareceu o diretor da Academia, David Rubin.

E mesmo com toda essa mudança, o plano é que a cerimônia do Oscar 2022 permaneça com a duração de três horas e que a categoria mais esperada da noite, a de Melhor Filme, feche a transmissão ao vivo, seguindo a tradição.

O Oscar 2022 acontece em 27 de março em Los Angeles. No Brasil, a premiação poderá ser assistida pela TNT.

Continua após a publicidade

Fonte: Variety

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*