Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Obi-Wan Kenobi vai ter temporada 2?

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Junho de 2022 às 21h35

Link copiado!

Divulgação/Disney
Divulgação/Disney
Tudo sobre Walt Disney Company

Obi-Wan Kenobi chegou ao fim depois de seis episódios, mostrando como o personagem de Ewan McGregor vai se tornar o velho Mestre Jedi que conhecemos de Uma Nova Esperança. E, embora todos os arcos apresentados tenham sido resolvidos, sempre surge a dúvida se vamos ter ou não uma segunda temporada a caminho.

A verdade é que, até o momento, ninguém sabe. Em termos narrativos, a série se encerra já deixando os personagens no estado que precisam estar para o início da saga Star Wars, mas também não fecha as portas e deixa espaço para uma continuidade.

Mais do que isso, os próprios atores já sinalizaram que estão dispostos a voltar. Em entrevistas recentes, o próprio McGregor deixou bem claro que gostaria que Obi-Wan Kenobi tivesse uma segunda temporada e que ele embarcaria no projeto sem pensar duas vezes.

Continua após a publicidade

É preciso uma segunda temporada?

Mas a grande questão é se a série precisa dessa continuidade. Como dito, os seis episódios da primeira temporada fecham todos os arcos apresentados, seja do crescimento de Obi-Wan e de sua reconexão com a Força, a redenção de Reva (Moses Ingram) e a própria perdição de Anakin (Hayden Christensen) e sua transformação definitiva em Darth Vader.

Desse modo, é até difícil imaginar para onde o seriado iria em uma nova temporada. É claro que poderíamos ver mais aventuras do Jedi, já que o último episódio termina com ele indo a fundo no deserto de Tatooine com uma manifestação de Qui-Gon e suas andanças em meio à areia e sua interação com o Povo da Areia e os Tusks poderia render bons momento de ação.

Continua após a publicidade

O grande ponto é que, caso isso aconteça, uma nova temporada seria algo muito mais destinado a contar pequenas histórias no esquema episódio da semana — quase como foi Smallville — do que realmente uma narrativa com um peso. Essa primeira parte já é bem questionável em termos de impacto para a mitologia de Star Wars, imagine só uma sequência.

O risco de estender o prequel é invadir pontos já estabelecidos da cronologia. A essa altura da saga, os personagens da trilogia prequel estão mortos ou exilados, enquanto os heróis dos clássicos são jovens demais para interagirem com o herói. Assim, não há muito espaço para que o velho Ben Kenobi cresça. Isso sem contar que ele precisa se tornar um velho recluso.

Uma possibilidade, porém, seria mostrar a formação da Aliança Rebelde e como aquele grupo que ajudou o protagonista a escapar de Darth Vader incorporou esse espírito de uma nova esperança para a galáxia. Seria interessante ver essa rede de apoio aos Jedi ganhando força para se opor ao Império, seja ela com a ajuda ou não de Obi-Wan.

Continua após a publicidade

Só que esse é o tipo de coisa que já existe e está presente na animação Star Wars: Rebels. O desenho se passa apenas quatro anos depois dos eventos de Obi-Wan Kenobi e o próprio Jedi aparece em algumas temporadas. Assim, dar continuidade à série pode tanto criar problemas nessa cronologia quanto repetir histórias que já foram contadas.

É claro que o lema de “nunca dizer nunca” segue valendo e nada impede a Lucasfilm e a Disney de anunciarem uma segunda temporada — se fizeram uma série de Boba Fett, é porque tudo é possível mesmo —, mas o fato é que não há muito mais o que contar na história do velho mestre Jedi.

Obi-Wan Kenobi está no catálogo do Disney+.