Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O Exorcista do Papa | Quem foi o Padre Gabriele Amorth?

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Abril de 2023 às 16h25

Link copiado!

Reprodução/ Wikimedia Angela Musolesi
Reprodução/ Wikimedia Angela Musolesi

O filme O Exorcista do Papaacompanha o Padre Gabriele Amorth tentando expulsar o demônio do corpo de um menino. Para dar vida ao personagem, foi escolhido ninguém menos que Russell Crowe — ator indicado ao Oscar por três anos consecutivos. Mas, afinal, quem é esse padre tão poderoso que foi reconhecido como o principal exorcista do Vaticano? O Canaltech te conta agora!

Nascido em 1925, Gabriele Amorth foi um italiano que desde jovem se interessou pelas atividades católicas. Em 1954, após a ordenação sacerdotal, ele começou a trabalhar no gabinete de assistência espiritual do vicariato de Roma. Sua função era de capelão e ele atuava na prisão Regina Coeli.

Continua após a publicidade

Além de seu trabalho de capelão, Gabriele também foi responsável pela formação de jovens aspirantes a religiosos da Sociedade de São Paulo.

Padre Gabriele e o exorcismo

Conhecido por ter realizado, em média, 100 mil exorcismos, o Padre Gabriele se tornou um dos nomes mais respeitados no assunto. Ele contou à imprensa que começou sua carreira de maneira despretensiosa quando, um dia, foi ajudar o Padre Candido, que estava doente. A partir de então, não parou mais de fazer exorcismos, sempre auxiliado pelo sacerdote. Quando Padre Candido morreu, ele assumiu o seu lugar.

Em 1986, já famoso no combate aos casos de possessão, Gabriele foi nomeado o exorcista chefe da diocese de Roma pelo Cardeal Ugo Poletti. Poucos anos depois, em 1990, fundou a Associação Internacional de Exorcistas, da qual foi presidente até se aposentar aos 75 anos. Mesmo afastado do cargo, ele se tornou Presidente Honorário Vitalício da Associação.

Durante sua carreira, Gabriele também se dedicou a escrever, lançando aproximadamente 20 livros, entre eles Um Exorcista Conta sua História e Um Exorcista: Mais Histórias de Gabriele Amorth (tradução livre). Ambas obras foram as responsáveis por inspirar o filme da Sony Pictures.

O exorcista do Papa e Harry Potter

Continua após a publicidade

Conhecido por ter opiniões radicais e controversas, Gabriele Amorth deu declarações falando que Adolf Hitler e Joseph Stalin, os ditadores da Alemanha e da URSS, respectivamente, foram possuídos por demônios e por isso tomaram atitudes perversas na época.

Além disso, Amorth também fez um alerta para que os pais não deixassem seus filhos lerem Harry Potter, da autora JK Rowling. De acordo com ele, os filmes tratavam de magia, o que é algo do demônio.

A intolerância do religioso, no entanto, não era exclusiva apenas para obras do audiovisual. Gabriele era conhecido por não aceitar diferentes religiões e por considerar o hinduísmo uma farsa. Em uma de suas frases mais famosas, ele condena a prática de yoga e diz que “praticar yoga é satânico, leva ao mal como a leitura de Harry Potter”.

Continua após a publicidade

O que Padre Gabriele Amorth fala sobre o diabo?

Antes de morrer, aos 91 anos, em 2016, Gabriele deixou algumas frases e trechos de seus livros que se tornaram o seu legado. Conheça seis delas:

  1. Satanás está sempre ativo. É o tentador desde o princípio
  2. O mundo está sob o poder do diabo
  3. Satanás ataca sobretudo o Papa
  4. O demônio quer a morte da Igreja porque ela é a mãe dos santos
  5. O intercessor mais eficaz de todos é a Virgem Maria
  6. Invocar João Paulo II é eficaz contra o Diabo

De acordo com Amorth, o ex-Papa João Paulo II era um dos religiosos mais poderosos contra o demônio. Ele disse em entrevista à ACI Prensa que perguntou ao Diabo por que ele tinha tanto medo do Papa, e a entidade respondeu "porque ele desarmou meus planos".

Continua após a publicidade

O Exorcista do Papa: qual a história do filme?

No longa de Julius Avery (Samaritano), acompanharemos o Padre Gabriele lidando com mais um caso de possessão. Acontece que ele descobrirá um terrível esquema de conspiração que o Vaticano tenta esconder há anos, e terá que decidir se expõe toda a verdade ou proteger a Igreja.

Continua após a publicidade

Estrelado também por Daniel Zovatto, Alex Essoe, Laurel Marsden, Cornell S. John e Peter DeSouza-Feighoney, O Exorcista do Papa chega aos cinemas na quinta-feira, dia 6 de abril. Para assisti-lo, basta garantir as entradas pelo site do ingresso.com.