Publicidade

Novo curta usa IA para criar experiências inéditas a cada play

Por| 05 de Outubro de 2020 às 10h17

Link copiado!

Reprodução/Steam
Reprodução/Steam

Um novo filme tem chamado a atenção do Festival Internacional de Cinema de Veneza. Chamado Agence, trata-se de um curta que navega no mar ainda ortodoxo entre videogames e cinema, numa produção interativa guiada por inteligência artificial. 

Agence não é o primeiro filme interativo do mercado — antes dele veio Black Mirror: Bandersnatch, por exemplo —, entretanto, a maioria dos longas permite que o expectador tome decisões em alguns momentos-chave da trama. A ideia aqui é poder criar interações a qualquer momento, não importando onde a trama esteja. 

Por isso, a narrativa é bastante simples: um grupo de alienígenas está vivendo em um pequeno planeta. Quando começam a se alimentar dele, o ambiente cresce até virar uma esfera massuda que suga tudo para dentro de si. É uma metáfora de como a exploração de recursos naturais pode levar ao fim daqueles que os exploram.

Continua após a publicidade

A brincadeira aqui é que existem duas possibilidades: o expectador pode deixar os personagens vivendo sem intervenção nenhuma e conhecer a história-base de Agence, ou colocar mais plantas e chamar a atenção dos personagens, modificando completamente o caminho da narrativa. 

A audiência pode usar um controle de realidade virtual ou um joystick comum de videogame para criar tais interações. Os personagens, então, respondem a tais estímulos por respostas simples de inteligência artificial. Eles respeitam a regra do: se A acontecer; então faça B. 

Continua após a publicidade

A produção é encabeçada por Pietro Gagliano, primeira pessoa a receber um Emmy por uma experiência em realidade virtual na história, e pela National Film Board of Canada, órgão canadense que investe em produção audiovisual no Canadá. 

Agence disponível para realidade virtual em smartphones (Android e iOS) e PC, via Steam

Fonte: Agence