Nove Desconhecidos | 10 diferenças entre a série e o livro

Nove Desconhecidos | 10 diferenças entre a série e o livro

Por Natalie Rosa | Editado por Jones Oliveira | 23 de Setembro de 2021 às 22h30
Hulu

Acaba de chegar ao fim a série Nove Desconhecidos, original do Hulu e disponível no Brasil pelo Amazon Prime Video. A trama é baseada no livro de mesmo nome da autora Liane Moriarty, também conhecida por escrever Big Little Lies, que ganhou vida na televisão pela HBO, e traz Nicole Kidman como a protagonista Masha.

A personagem é a dona de um spa chamado Tranquillum House, que seleciona hóspedes para participarem de uma espécie de retiro de cura, com a intenção de resolver seus problemas pessoais e superar traumas. A adaptação para a televisão, no entanto, teve bastante liberdade criativa e ganhou muitas modificações, deixando alguns acontecimentos mais elaborados e inventando outros.

Se você já assistiu a todos os episódios e está curioso para descobrir quais foram essas diferenças, a lista abaixo mostra as mudanças mais significativas entre a série e o livro de Nove Desconhecidos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Atenção: esta matéria contém muitos spoilers de Nove Desconhecidos. Continue por sua conta e risco.

Imagem: Divulgação/Hulu

10. Tranquillum House: visual, regras e atividades

As primeiras diferenças entre série e livro são em relação à Tranquillum House em si. No livro de Liane Moriarty, o spa é descrito como uma mansão vitoriana construída em 1840 com arenito, três andares, telhado em ferro corrugado vermelho e uma torre. Seu interior é preenchido com janelas de vitral e escadaria em cedro-vermelho e pau-rosa, detalhes que lembram o Titanic. Na série, no entanto, o retiro conta com um estilo moderno e "meio zen", como disse o decorador responsável pelo local. Suas janelas geométricas mostram a rica vegetação da Tranquillum House, bastante luz natural no interior, móveis novos e modernos.

No livro, os hóspedes da Tranquillum House não têm muito tempo para se conhecerem, pois assim que são admitidos no local precisam fazer um retiro silencioso de cinco dias completos. Sendo assim, eles só podem falar durante as sessões de terapia e são proibidos de ler, escrever, fazer contato visual ou tocar alguém. Porém, na série, as regras parecem ser mais flexíveis, com os personagens já se conhecendo, conversando e descobrindo as personalidades uns dos outros rapidamente. Vemos inclusive a interação nas atividades dos hóspedes, que fazem exercícios como escavar terra, corrida de sacos, entre outras coisas. Isso, no entanto, existe apenas na série e nada foi tirado do livro de Moriarty.

E a Tranquillum House, na história original, também nunca teve a morte de um hóspede no local.

Imagem: Divulgação/Hulu

9. País

No livro, a história se passa em uma região remota da Austrália, mas na série tudo acontece em Cabrillo, na Califórnia. A produção de Nove Desconhecidos, no entanto, optou por filmar na Austrália devido à pandemia, uma vez que o país considerou filmagens como um serviço essencial.

Equipe e elenco, então, viajaram até a cidade australiana de Byron Bay, conhecida por contar com uma população rotulada como "hippies" e que preza pelo bem-estar. As gravações aconteceram, especificamente, em um spa chamado Soma, que conta com piscina de água fresca, fogueira, espaço para ioga, entre outras atividades. Você pode conferir as fotos do spa verdadeiro aqui.

8. Drogas

Na produção para a TV, não demora muito para que os Marconis descubram que estão sendo drogados por Masha, o que só acontece na segunda metade do livro. Além disso, na série, as vitaminas oferecidas aos convidados contêm uma substância chamada psilocibina, um composto psicoativo que é produzido por cogumelos mágicos. A droga é inserida na bebida em microdoses que, segundo o protocolo de Masha, trazem efeitos colaterais benéficos que vão ajudar os hóspedes a enfrentar seus traumas.

Já no livro, eles tomam a psilocibina junto com LSD, substância psicodélica obtida de forma sintética, também conhecida como ácido. Segundo pesquisas recentes, ambas as drogas psicodélicas, junto ao MDMA, são capazes de alterar a mente e tratar transtornos como depressão e ansiedade.

7. Personalidade de Carmel

Imagem: Divulgação/Hulu

A personagem Carmel, interpretada por Regina Hall, é bem diferente no livro do que é retratado na série. Nas duas versões ela é uma mãe recém-divorciada que está sofrendo com o abandono do marido e com a sua própria imagem, precisando de ajuda na autoestima. Até aí, tudo bem. Porém, na série, ela demonstra um comportamento violento, misterioso e bastante esquisito, o que não existe na história de Liane. Mas vamos trazer mais detalhes sobre isso nos próximos tópicos.

6. Profissão de Lars

Em Nove Desconhecidos, Luke Evans interpreta Lars, um jornalista investigativo que está na Tranquillum House para descobrir quais são os segredos de Masha, tudo isso com a colaboração da própria. Ele também acabou de passar por um término dolorido com um homem chamado Ray. Na obra de Moriarty, no entanto, Lars é um advogado de família que está em um relacionamento de 15 anos com Ray, e a sua ida ao spa é para escapar um pouco da pressão do marido para que eles tenham um filho.

Falando em Lars e Carmel, o encontro dos dois personagens em uma vinícola a caminho da Tranquillum House não é igual no livro e na série. Na história do livro, eles não chegam a interagir e só vão se conhecer no retiro.

5. O bode

Imagem: Divulgação/Hulu

Em uma das cenas mais bizarras de Nove Desconhecidos, os hóspedes simplesmente caçam e comem o bode de estimação de Masha durante uma atividade. Eles usam a carne do animal como refeição em uma festa durante à noite, regada a muito vinho, quando a anfitriã não conseguiu rebater com suas proibições. No livro não existe nada disso: não tem cabra, não tem festa, não tem vinho e nem churrasco.

4. Cirurgias plásticas de Jessica 

Os personagens Ben (Melvin Gregg) e Jessica (Samara Weaving) vão à Tranquillum House para tentar salvar o relacionamento. Tanto no livro quanto na série, o casal ganhou na loteria e ficou milionário, e Ben sente falta da vida simples enquanto Jessica é obcecada pela sua aparência, não escondendo que passou por inúmeros procedimentos estéticos. O que não é mostrado na série é que Ben adquiriu uma repulsa pela aparência "plastificada" da esposa e mal consegue olhar para ela. No livro, ele chega a dizer frases como "sinto falta do seu rosto" e "eu não te reconheço", o que se torna o maior problema da relação.

No final da série, eles mudam de vida novamente e tomam conta da Tranquillum House com a partida de Masha, mas no livro eles acabam se divorciando.

Imagem: Divulgação/Hulu

3. A tragédia da família Marconi

Tanto na série quanto no livro de Nove Desconhecidos, a família Marconi perdeu um filho, Zack, para o suicídio. Então, o casal Napoleon (Michael Shannon) e Heather (Asher Keddie) vão à Tranquillum House com a filha Zoe (Grace Van Patten) para superar o luto. Diferente da série, na história original Masha não oferece qualquer desconto à família e não sabe sobre o ocorrido antes de eles chegaram no spa. Além disso, em nenhum momento o consumo das drogas por eles foi consentido no livro, como acontece no final da série.

2. Passado de Tony

No livro, diferente da produção para a televisão, Tony (Bobby Cannavale) não tem problemas com drogas e não se envolveu em uma briga de bar que resultou na morte de um homem. O personagem, realmente, é um ex-jogador de futebol que perde o sentido da vida depois de se machucar durante uma partida e ficar impossibilitado de competir. Além disso, ele também não consegue superar o divórcio.

1. Experiência de quase morte da Masha e ameaças

Imagem: Divulgação/Hulu

Para finalizar as diferenças entre o livro e a série, o enredo principal da história foi bastante alterado: Masha nunca levou um tiro e ele muito menos saiu de uma arma de Carmel como vingança por uma relação extraconjugal. Na história da autora, as duas personagens nunca tiveram qualquer tipo de contato, tendo vidas completamente distintas, e até mesmo as ameaças mandadas por mensagem no celular de Masha foram inventadas para a produção.

A experiência de quase morte de Masha, portanto, se deve a um ataque cardíaco provocado por um estilo de vida precário. Além disso, ela nunca tentou qualquer tipo de conexão sobrenatural com a filha já falecida. No livro, o que acontece é que ela perde um filho quando ele sofre um acidente no berço, dentro da própria casa, um trauma também nunca superado.

Todos os oito episódios de Nove Desconhecidos estão disponíveis no Amazon Prime Video.

Com informações: Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.