Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Netflix revela como vai bloquear compartilhamento de contas

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Fevereiro de 2023 às 12h02

Link copiado!

yousafbhutta, Pixabay
yousafbhutta, Pixabay
Tudo sobre Netflix

A Netflix revelou nesta terça-feira (01) como vai bloquear o compartilhamento de contas. De acordo com a nova política, adotada inicialmente nos Estados Unidos, a suspensão será aplicada aos perfis que moram fora da residência do proprietário da conta. Para isso, a empresa passará a exigir que os aparelhos se conectem à rede Wi-Fi da casa principal pelo menos uma vez a cada 31 dias para garantir o acesso.

A novidade foi detalhada no Centro de Ajuda da plataforma, que explica o funcionamento dessa verificação periódica. Até o momento, as informações não constam na página de suporte no Brasil. De acordo com a empresa, ainda não há previsão de quando a política será aplicada por aqui. Procurada pelo Canaltech, ela apenas informou esperar uma "uma implementação mais ampla no primeiro trimestre deste ano".

Continua após a publicidade

A mudança de postura da empresa em relação ao compartilhamento de senhas é algo que já vinha sendo discutido há algum tempo. Contudo, até então, o debate girava em torno de uma cobrança adicional para os perfis extras de cada conta — algo que chegou a ser testado em alguns países.

Só que a nova política adotada pelo streaming não fala nada sobre essa taxa, partindo direto para a restrição do acesso. Não está claro se a possibilidade foi descartada por completo ou se vai ser aplicada em um segundo momento.

Como será o bloqueio do compartilhamento de contas

A Netflix explica que a nova medida é para bloquear apenas os perfis que não moram na mesma residência que o dono da conta — o que inclui tanto amigos quanto parentes, como é bem comum por aqui.

Continua após a publicidade

Para isso, o streaming vai definir a chamada “residência Netflix”, um conceito criado a partir do cruzamento de dados como endereços de IP, atividade da conta e IDs dos aparelhos usados pelos moradores. Assim, a empresa consegue estabelecer tanto quais são os dispositivos tidos como confiáveis e também as redes que esses aparelhos costumam se conectar.

Todos os acessos que acontecerem fora desse padrão passarão a ser suspeitos, bloqueando o uso. Para impedir a restrição, será preciso conectar o aparelho à rede Wi-Fi pertencente à tal "residência Netflix" pelo menos uma vez por mês.

Dessa forma, o dono da conta e pessoas que moram com ele não devem ser afetados — afinal, todos os dispositivos estão constantemente conectados àquela rede principal. A proposta está mesmo em afetar os agregados.

Continua após a publicidade

O que acontece se a Netflix bloquear o aparelho

Quem tiver um aparelho bloqueado por causa da nova política contra o compartilhamento de contas vai precisar entrar em contato com a Netflix para reaver o acesso. Nesse caso, será necessário acionar o suporte da empresa para que o dispositivo seja liberado — caso contrário, será impedido de acessar o acervo de filmes e séries.

É por essa razão que a companhia criou há alguns meses a possibilidade de que usuários transfiram perfis de uma conta para a outra. A ideia é justamente incentivar que o pessoal que usa senhas emprestadas assine o serviço levando seus dados de uso para a nova conta sem perder suas maratonas e dados do algoritmo de sugestão.

Continua após a publicidade

Como fazer em viagens

É muito comum que você acesse sua conta da Netflix em outro aparelho durante uma viagem ou mesmo caso tenha mais de uma casa. Para esses casos específicos, o Centro de Ajuda da empresa detalha que a plataforma pode pedir um código temporário para acessar a conta nesses novos dispositivos e redes.

Assim, ao tentar fazer o primeiro acesso ao seu perfil, o serviço vai enviar um e-mail para o endereço cadastrado com um código numérico que deve ser inserido no dispositivo em questão. Com isso, o aparelho será autorizado por sete dias.