Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Netflix lança curta de terror totalmente escrito por inteligência artificial

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Novembro de 2021 às 16h20

Link copiado!

Divulgação/Netflix
Divulgação/Netflix
Tudo sobre Netflix

Muito se fala sobre como a Netflix utiliza algoritmos e sistemas automatizados para entregar seus próprios conteúdos com base nos temas e elementos mais populares. Mas o que acontece quando uma tecnologia de inteligência artificial é usada para criar seu próprio filme? A obra que você vê logo abaixo, publicada neste mês de Halloween pelo serviço de streaming, foi totalmente escrita por uma inteligência artificial e o resultado é, no mínimo, curioso.

Sem título e com uma animação da "melhor pior" qualidade possível, o curta de quatro minutos carrega forte inspiração na franquia Jogos Mortais, mas foi criado totalmente por um bot. Ao lado do autor Keaton Patti, que já publicou um livro escrito totalmente dessa maneira, a Netflix alimentou uma IA com 400 mil horas de filmes de terror de diferentes gêneros, pedindo que, na sequência, ela escrevesse seu próprio.

Continua após a publicidade

O resultado é o drama de Jennifer, que se vê presa em uma armadilha mortal e deve resolver enigmas para livrar a si e um colega de trabalho, entre outros personagens, da morte certa. Estão presentes, claro, diferentes clichês do gênero, como o detetive com um drama familiar e lutando contra o alcoolismo, animais marinhos assassinos, traumas do passado que resultam na morte de inocentes, personagens clássicas do horror e, claro, o inevitável plot twist no final.

O curta foi publicado no YouTube, em um perfil da Netflix dedicado a suas produções humorísticas, mas, infelizmente, não tem legendas em português. Ele se junta, no mesmo espaço, a outras produções feitas pela empresa em parceria com Patti, como uma comédia romântica também escrita inteiramente por bots e com o mesmo nível de animação, dublagem e, principalmente, clichês bem utilizados.

Patti também é conhecido por outra obra, infelizmente disponível apenas em inglês. Em agosto de 2019, ele publicou um roteiro do que seria um filme do Batman escrito somente por bots, após estes assistirem a mais de 1.000 horas de conteúdo sobre o herói; apenas a primeira página já vale a leitura, e enquanto podemos lamentar que a obra não se tornará realidade, ela, pelo menos, já ganhou suas versões animadas não-oficiais.