Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

The Batman | Quais quadrinhos vão influenciar o novo filme do herói?

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Outubro de 2021 às 12h20

Link copiado!

Reprodução/DC Comics
Reprodução/DC Comics
Tudo sobre Warner Bros

Apesar de já termos dois trailers de The Batman, pouco se sabe sobre a história dessa nova releitura do personagem. Sabemos que o herói ainda estará em início de carreira e que o Charada será o grande vilão, possivelmente desenterrando alguns podres do passado da família Wayne. Contudo, não há nada de muito concreto divulgado até aqui — mas pode ser que algumas dessas respostas venham diretamente dos quadrinhos.

O diretor Matt Reeves já deu várias declarações sobre como seu filme vai se inspirar nos gibis que trazem o lado mais detetivesco do Homem-Morcego e até chegou a citar quais foram suas maiores inspirações. A principal delas foi, obviamente, Batman: Ano Um, que foi de onde ele tirou esse herói mais violento e descontrolado, ainda sem experiência no combate ao crime.

Continua após a publicidade

Contudo, em termos de roteiro, pouca coisa deve sair do gibi de Frank Miller e David Mazzucchelli além de alguns conceitos de origem e da estética. Isso porque The Batman se apoia principalmente em dois outros arcos bastante famosos do personagem.

O primeiro deles é O Longo Dia das Bruxas. É dessa história que Reeves parece ter tirado a ideia de colocar o Charada como a grande ameaça a ser derrotada, embora o vilão nunca tenha sido apresentado como um inimigo físico para o Cavaleiro das Trevas — ainda que no gibi, o vilão seja outro. Assim, o filme parece que vai se inspirar na HQ para construir sua versão do Charada como esse personagem mais enganador e que usa suas habilidades tanto para matar suas vítimas como para enganar o próprio Batman.

Continua após a publicidade

Por outro lado, há a HQ Batman: Ego, que também foi citada por Reeves e que traz uma visão um tanto quanto curiosa do protagonista. Afinal, e se Bruce Wayne não for o herói? O quadrinho explora bem o lado psicológico do personagem e mostra que ele não bate bem das ideias e que sua persona como Batman é justamente uma forma de extravasar toda a violência que ele guarda dentro de si. Assim, o que o gibi apresenta é uma história sobre controlar seus limites, criando uma espécie de equilíbrio entre a lógica e a raiva.

Todos esses elementos parecem convergir naquilo que já vimos de The Batman. Todo esse lado mais psicológico vem sendo destacado nos trailers, mostrando como o ainda inexperiente Homem-Morcego não consegue controlar a sua raiva e é muito mais um maluco fantasiado batendo em bandido na rua do que um herói propriamente dito — e que deve ser o seu embate com o Charada e as interações com a Mulher-Gato que vão ajudá-lo a passar por essa transformação e fazer dele o grande detetive que os quadrinhos sempre mostraram.

The Batman estreia nos cinemas do Brasil no dia 4 de março de 2022.

Continua após a publicidade

Fonte: CBR