Netflix estreia seu primeiro filme simultaneamente nos cinemas e na internet

Por Redação | 16 de Outubro de 2015 às 12h25

A Netflix confirmou o lançamento seu primeiro filme, Beasts of No Nation, para esta sexta-feira (16). Além de ser a estreia da empresa como produtora de um filme, a novidade é que o lançamento ocorrerá também nas salas de cinema simultaneamente à disponibilização na plataforma de streaming da empresa. Assim, a Netflix pode estimular a indústria do entretenimento a mudar suas próprias regras quanto a distribuição de produções.

Beasts of No Nation é estrelado por Idris Elba e é baseado no livro nigeriano Uzodinma Iweala. O filme conta a história de Agu (Abraham Attah), um menino que foi levado de sua família e obrigado a se tornar um soldado enquanto ainda era criança. Antes disso, seu pai fora assassinado por uma guerrilha durante um confronto da guerra civil em um país africano. Elba desempenha o papel do comandante que recruta o jovem.

A produção de estreia da Netflix nas telonas ocorrerá nas salas de cinema dos Estados Unidos e Reino Unido. Na sequência, a empresa pretende levar Beasts of No Nation para Espanha, Portugal e Itália antes do final do mês. Em seguida, países asiáticos como Coreia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong Kong devem receber a produção em seus cinemas.

A estratégia de disponibilizar o filme também nos cinemas, além da internet, é que o modelo garante que a produção possa concorrer ao Oscar. A empresa cobriu gastos envolvendo salários de produtores, atores e pessoas que trabalharam na produção independentemente da bilheteria no cinema. Na plataforma online, a produção chegará aos 69 milhões de usuários que a Netflix possui em mais de 50 países.

Apesar da ideia pioneira parecer muito boa, ela também despertou a fúria dos proprietários de cinemas. "Os donos das salas de cinema se frustram quando a Netflix fez comentários importantes sobre mudar a indústria", declarou Patrick Corcoran, vice-presidente da associação norte-americana do setor. "Não se pode revolucionar a indústria das salas de cinema sem incluir essa indústria", concluiu.

Beasts of No Nation não será o único longa produzido pela Netflix e a empresa já trabalha na produção de quatro filmes de Adam Sandler. O primeiro, chamado de The Six Ridiculous, será lançado dia 11 de dezembro deste ano. Os demais filmes serão lançados em 2016.

Atualização: Boicote ao filme nas telonas

Segundo o site The Wrap, o filme já começou a ser boicotado nos Estados Unidos e na Inglaterra. Algumas grandes redes resolveram não reproduzir o conteúdo nas telonas, como é o caso do Cinemark, AMC, Regal e Carmike. As redes argumentaram que a ideia de disponibilizar o filme junto ao serviço de streaming é prejudicial para as salas de exibição, principalmente quanto à venda de ingressos.

Via Engadget, The Wrap

Fonte: http://www.engadget.com/2015/10/16/netflix-premieres-beasts-of-no-nation/

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.