Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Morre o ator Sérgio Mamberti, o Doutor Victor de Castelo Rá-Tim-Bum

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Setembro de 2021 às 10h41

Link copiado!

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Responsável por marcar a infância de uma geração inteira como Doutor Victor em Castelo Rá-Tim-Bum, o ator Sérgio Mamberti morreu na madrugada desta sexta-feira (3) em São Paulo aos 82 anos. O artista — que também era diretor, produtor e atuou até mesmo como político — estava internado em um hospital da capital paulista por causa de uma infecção pulmonar.

Ao G1, o filho do ator, Carlos Mamberti, explicou que o pai faleceu em decorrência de uma falência múltipla de órgãos. Ele disse que o estado de saúde do pai já vinha se complicando nos últimos meses e que, em julho, Mamberti precisou ser hospitalizado por causa de uma pneumonia que chegou a levá-lo à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Continua após a publicidade

Mamberti teve uma carreira vasta tanto na TV quanto no teatro e no cinema. Foram 80 peças, 36 filmes e 36 novelas. Entre as produções mais famosas estão As Pupilas do Senhor Reitor, Vale Tudo, Anjo Mau, O Profeta, Flor do Caribe e Sol Nascente. Ele também estava presente no streaming, fazendo parte do elenco do seriado brasileiro 3% da Netflix.

Contudo, para muita gente, seu papel mais marcante foi na série infantil Castelo Rá-Tim-Bum, exibida pela TV Cultura entre 1994 e 1997. Ele vivia o feiticeiro Doutor Victor, dono de um castelo que sempre recebia as crianças em atividades lúdicas. Em seu perfil no Twitter, o jornalista Luciano Amaral, que viveu o Pedro na série, lamentou a morte de Mamberti. "Descanse em paz e brinque aí nas estrelas, Dr. Victor", escreveu.

Continua após a publicidade

Fora das telas, teve uma participação política muito forte em defesa do incentivo cultural no país, ocupando diversos cargos dentro do Ministério da Cultura entre os anos de 2003 e 2014, quando atuou como secretário de Música e Artes Cênicas, secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e secretário de Políticas Culturais. Também substituiu de forma interina três ministros ao longo desses 12 anos.

Fonte: G1, Folha de São Paulo