Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Morre o ator Michael Gambon, o Dumbledore da saga Harry Potter

Por| 28 de Setembro de 2023 às 09h42

Link copiado!

Warner Bros.
Warner Bros.

Morreu na manhã desta quinta-feira (28) o ator britânico Michael Gambon, conhecido por interpretar o personagem Dumbledore na saga Harry Potter. O ator tinha 82 anos e faleceu em decorrência de uma pneumonia, segundo uma nota divulgada pela família do artista.

De acordo com o comunicado, é informado que Gambon morreu “pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho ao lado de sua cama”. Não é informado, porém, quando o ator começou a se sentir mal e nem há quanto tempo estava internado. A família ainda agradece as mensagens de apoio e amor dos fãs, mas pede respeito à privacidade “neste momento doloroso”.

Continua após a publicidade

E, apesar da idade avançada, a notícia pegou muita gente de surpresa — até porque o ator tem uma legião de fãs, principalmente por causa do seu personagem em Harry Potter. Ao viver o bruxo Dumbledore, ele personificou a figura desse mentor não apenas para o herói da saga, mas para toda uma geração que cresceu acompanhando os filmes.

No entanto, a carreira de Gambon vai muito além do mundo mágico do bruxinho. Nascido na Irlanda em 1940, o ator participou de clássicos como O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante, Assassinato em Gosford Park e O Discurso do Rei. Também participou de produções para TV e até mesmo do mundo dos videogames, dublando personagens em jogos como The Elder Scrolls: Morrowind.

Só que, mesmo com essa carreira bastante vasta, o veterano estava afastado da atuação desde 2015, quando decidiu se aposentar. Na época, ele lamentou muito a situação e disse sentir demais pela decisão, mas que ele precisava aceitar que não poderia mais trabalhar com isso, já que não conseguia mais decorar as falas e se entregar por completo aos papéis.

Em Harry Potter, Gambon assumiu o papel de Dumbledore a partir do terceiro filme da saga, O Prisioneiro de Azkaban, substituindo Richard Harris, que viveu o bruxo nos dois primeiros longas e faleceu em 2002. Com isso, o ator irlandês assumiu o personagem e trouxe um novo tom ao mago e ajudou a consolidá-lo no coração dos fãs pelo restante da franquia.